Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Yartey, Joseph Nee Anyah | - |
dc.contributor.author | Ramos, Ana Carolina Ribeiro | - |
dc.creator | Ramos, Ana Carolina Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-19T17:52:00Z | - |
dc.date.available | 2021-05-19T17:52:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-01 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33452 | - |
dc.description.abstract | A matemática é uma importante área do conhecimento humano, e embora os estudantes
reconheçam seu valor e a necessidade de aprender seus conceitos e propriedades, muitos
consideram esse aprendizado uma tarefa entediante, difícil de desempenhar e muitas vezes sem sentido. Um dos motivos que embasam essas convicções está relacionado ao fato de que a matemática tratada nas escolas tem foco essencialmente abstrato e desconectado do cotidiano. Com o objetivo de contribuir para que os estudantes vençam essas dificuldades, encontrem conexão entre o que aprendem e o que é útil para o seu dia a dia, desconstruam concepções negativas e desenvolvam prazer pelo aprendizado, o presente trabalho traz uma proposta de ensino e aprendizagem de conteúdos da matemática pautada num contexto em que as tecnologias da informação e comunicação naturalmente fazem parte da vida desses estudantes. A proposta utiliza o software SketchUp e dispõe de cinco atividades
produzidas no aplicativo de gerenciamento de pesquisas Google Forms. Cada atividade
possui um tema e um número específico de tarefas que devem ser desenvolvidas pelos
estudantes em um laboratório de informática. Os temas estão relacionados ao uso básico
do programa SketchUp, às projeções ortográficas e à elaboração de projetos de construção e reforma de espaços a partir de modelos produzidos no aplicativo de desenho. As tarefas oferecem atividades de pesquisa, produção de textos, criação de animações e de modelos em 3D, além disso, apresentam situações-problema cujos contextos estão alinhados ao tema da atividade. No campo do conhecimento matemático, espera-se que esta experiência conceda aos estudantes uma oportunidade de ampliar suas habilidades visuoespaciais e melhorar sua capacidade de pensamentos lógico, matemático e geométrico. | pt_BR |
dc.description.abstract | Mathematics is an important area of human knowledge, and although students recognize
its value and the need to learn its concepts and properties, many students think of learning mathematics as tedious, difficult and often menaingless. One of the reasons that support these beliefs is related to the fact that the mathematics normally taught in the classroom
is very abstract and has no relationship with everyday life. In order to help students overcome these difficulties, see the relationship between what they learn in class and its applications, eliminate negative conceptions and develop pleasure in learning mathematics, the present work presents a teaching and learning proposal of mathematical content based
on a context in which information and communication technologies are naturally part of the lives of these students. The proposal uses the SketchUp software and has five activities produced in the Google Forms search App. Each activity has a theme and a specific number of exercises that has to de done students in a computer lab. The themes are related to the basic use of the SketchUp program, orthographic projections, elaborations of construction projects and reformations of spaces based on models produced in the drawing
app. The exercises include research activities, text production, creation of animations and 3D models, in addition, they present problem situations whose contexts are aligned with the activity’s theme. In the field of mathematical knowledge, it is hoped that this
experience will provide students with an opportunity to expand their visuospatial skills and improve their capacity for logical, mathematical and geometric thinking. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática -- Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Software -- SketchUp | pt_BR |
dc.subject | Modelos em 3D | pt_BR |
dc.subject | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Computação -- Matemática | pt_BR |
dc.title | SketchUp – uma ferramenta útil para o ensino da matemática aplicada em projetos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Mandolesi, André Luís Godinho | - |
dc.contributor.referees | Mello, Vinicius Moreira | - |
dc.contributor.referees | Santana, Claudia Ribeiro | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.departament | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.publisher.departament | Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFMAT)
|