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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBandeira, Messias Guimarães-
dc.contributor.authorOliveira, Cristiano Nascimento-
dc.creatorOliveira, Cristiano Nascimento-
dc.date.accessioned2021-05-30T23:36:04Z-
dc.date.available2021-05-30T23:36:04Z-
dc.date.issued2021-05-30-
dc.date.submitted2020-09-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33519-
dc.description.abstractA presente tese parte do pressuposto de que a reconfiguração da indústria musical passa não apenas pelas novas estratégias de circulação da música gravada, mas, sobretudo, pela emergência de novos formatos e experimentações no mercado de música ao vivo, em especial dos festivais. Dessa forma, pretende-se compreender os festivais independentes em seus aspectos culturais, econômicos, sociais e comunicacionais, considerando-os espaços em que se articulam diversos atores (artistas, produtores, críticos, públicos etc.), através de experiências coletivas. Na busca por uma análise apurada do setor da música ao vivo, área de interesse da tese, propõe-se um diálogo com a Teoria Ator-Rede (TAR). Assim, sugere-se que shows e festivais podem ser compreendidos como redes dinâmicas que possibilitam a materialização da experiência presencial do consumo de música, em determinados contextos e condições. Para tanto, a proposta é desenvolver estudos de caso de três festivais independentes da Bahia: Suíça Bahiana, de Vitória da Conquista; Feira Noise, de Feira de Santana; e Radioca, de Salvador. O corpus de análise pode ser considerado representativo do contexto musical contemporâneo, já que eles são realizados tanto em capitais como em cidades do interior do referido estado, em diferentes épocas do ano e com propostas estéticas distintas. Além disso, contempla festivais marcados pela intensa apropriação das tecnologias digitais, pelo desenvolvimento de práticas colaborativas e pela utilização de leis de incentivo e editais de cultura na captação de recursos. O estudo proposto foi viabilizado com base em uma articulação teórica multidisciplinar e na utilização de métodos como coleta, seleção e análise de materiais veiculados sobre os eventos em sites, blogs e redes sociais, observações de campo e entrevistas semiestruturadas realizadas com produtores, músicos e público. A intenção foi mostrar singularidades e encontrar os prováveis pontos em comum que permitiram vislumbrar um panorama dos festivais independentes na atualidade. Dessa forma, a tese contribuiu no entendimento do papel desempenhado pelos festivais na consolidação das práticas produtivas do mercado independente, por meio de uma abordagem que permitiu traçar as complexas redes que se formam em torno das práticas musicais e que resultam na circulação de artistas, na formação e consolidação de público, no compartilhamento de repertórios culturais e no fortalecimento das cenas musicais locais. Além disso, a intenção era resgatar uma memória afetiva dos festivais na Bahia e apresentar como as cenas musicais baianas dialogam nos eventos independentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahiapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFestivais Independentes,pt_BR
dc.subjectTeoria Ator-Rede,pt_BR
dc.subjectTerritorialidades Sônico- Musicais,pt_BR
dc.subjectCenas Musicais.pt_BR
dc.subjectMúsica popular - Bahiapt_BR
dc.titleA cultura dos festivais independentes: experiências do segmento de música ao vivo na Bahiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMarcondes, Paulo-
dc.contributor.refereesLima, Tatiana-
dc.contributor.refereesSeverino, José-
dc.contributor.refereesMatos, Rita-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC)pt_BR
dc.publisher.programem Cultura Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCultura, Música, Comunicaçãopt_BR
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