Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bandeira, Messias Guimarães | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Cristiano Nascimento | - |
dc.creator | Oliveira, Cristiano Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-30T23:36:04Z | - |
dc.date.available | 2021-05-30T23:36:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-30 | - |
dc.date.submitted | 2020-09-10 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33519 | - |
dc.description.abstract | A presente tese parte do pressuposto de que a reconfiguração da indústria musical passa não
apenas pelas novas estratégias de circulação da música gravada, mas, sobretudo, pela
emergência de novos formatos e experimentações no mercado de música ao vivo, em
especial dos festivais. Dessa forma, pretende-se compreender os festivais independentes
em seus aspectos culturais, econômicos, sociais e comunicacionais, considerando-os
espaços em que se articulam diversos atores (artistas, produtores, críticos, públicos etc.),
através de experiências coletivas. Na busca por uma análise apurada do setor da música ao
vivo, área de interesse da tese, propõe-se um diálogo com a Teoria Ator-Rede (TAR).
Assim, sugere-se que shows e festivais podem ser compreendidos como redes dinâmicas
que possibilitam a materialização da experiência presencial do consumo de música, em
determinados contextos e condições. Para tanto, a proposta é desenvolver estudos de caso
de três festivais independentes da Bahia: Suíça Bahiana, de Vitória da Conquista; Feira
Noise, de Feira de Santana; e Radioca, de Salvador. O corpus de análise pode ser
considerado representativo do contexto musical contemporâneo, já que eles são realizados
tanto em capitais como em cidades do interior do referido estado, em diferentes épocas do
ano e com propostas estéticas distintas. Além disso, contempla festivais marcados pela
intensa apropriação das tecnologias digitais, pelo desenvolvimento de práticas colaborativas
e pela utilização de leis de incentivo e editais de cultura na captação de recursos. O estudo
proposto foi viabilizado com base em uma articulação teórica multidisciplinar e na
utilização de métodos como coleta, seleção e análise de materiais veiculados sobre os
eventos em sites, blogs e redes sociais, observações de campo e entrevistas
semiestruturadas realizadas com produtores, músicos e público. A intenção foi mostrar
singularidades e encontrar os prováveis pontos em comum que permitiram vislumbrar um
panorama dos festivais independentes na atualidade. Dessa forma, a tese contribuiu no
entendimento do papel desempenhado pelos festivais na consolidação das práticas
produtivas do mercado independente, por meio de uma abordagem que permitiu traçar as
complexas redes que se formam em torno das práticas musicais e que resultam na
circulação de artistas, na formação e consolidação de público, no compartilhamento de
repertórios culturais e no fortalecimento das cenas musicais locais. Além disso, a intenção
era resgatar uma memória afetiva dos festivais na Bahia e apresentar como as cenas
musicais baianas dialogam nos eventos independentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Festivais Independentes, | pt_BR |
dc.subject | Teoria Ator-Rede, | pt_BR |
dc.subject | Territorialidades Sônico- Musicais, | pt_BR |
dc.subject | Cenas Musicais. | pt_BR |
dc.subject | Música popular - Bahia | pt_BR |
dc.title | A cultura dos festivais independentes: experiências do segmento de música ao vivo na Bahia | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Marcondes, Paulo | - |
dc.contributor.referees | Lima, Tatiana | - |
dc.contributor.referees | Severino, José | - |
dc.contributor.referees | Matos, Rita | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) | pt_BR |
dc.publisher.program | em Cultura Sociedade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Cultura, Música, Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (POSCULTURA)
|