Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Ana Paula Comin de | - |
dc.contributor.author | Amorim, Cristiano Celestino Dourado Borges | - |
dc.creator | Amorim, Cristiano Celestino Dourado Borges | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T15:48:27Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11T15:48:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-28 | - |
dc.identifier.other | dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33550 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação investigou a situação contemporânea das comunidades ancestrais afroequatorianas,
com foco em duas comunidades: Carondelet, no cantão San Lorenzo, na
província de Esmeraldas, e Mascarilla, no cantão Mira, Vale do Chota, província de Carchi. Os
países da América Latina têm em comum uma história de construção de nação que passa pelo
papel dos povos de origem africana na formação da sociedade e produção de riqueza e cultura
nesses países. Contudo, tal contribuição, quando reconhecida pelos países latinos, não vem
associada ao pleno exercício da cidadania, mas sim de um sistemático processo de opressão,
exclusão e de desigualdades significativas fruto, sobretudo, do racismo estrutural que conforma
estas sociedades. No Equador, a luta contra a escravidão ocupa papel central na construção do
país. Esta dissertação conta um pouco desta história. Após o fim da escravidão, ao logo da
história e na contramão desta opressão, as comunidades ancestrais afroequatorianas foram
capazes de manter sua existência e valores, com organização própria em defesa dos direitos de
cidadania, que lhes asseguraram reprodução física, social, econômica e cultural nos territórios
ancestrais. Esses territórios são habitados por grupos com identidade étnico-racial que
desenvolveram estratégias para continuarem a existir nos seus espaços geográficos, tendo como
referência central o território. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta disertación investigó la situación contemporánea de las comunidades ancestrales afroecuatorianas con un enfoque en dos comunidades: Carondelet, en el Cantón San Lorenzo,
en la província de Esmeraldas, y Mascarilla en el cantón Mira, Valle de Chota, província de
Carchi. Los países latinoamericanos comparten una historia de construcción nacional que
incluye el papel de los pueblos de origen africano en la configuración de la sociedad y en la
producción de riqueza y cultura en estos países. Sin embargo, este aporte, cuando es
reconocido por los países latinos, no está asociado al ejercicio pleno de la ciudadanía, sino a un
proceso sistemático de opresión, exclusión y desigualdades significativas. En Ecuador, la lucha
contra la esclavitud juega un papel central en la construcción del país. Esta disertación cuenta
un poco de esa historia. Luego del fin de la esclavitud y a lo largo de la historia y frente a esta
opresión, las comunidades ancestrales afroecuatorianas lograron mantener su existencia y sus
valores, con una organización propia en defensa de los derechos ciudadanos, que garantizaban
los derechos físicos, sociales, económicos y culturales en los territorios ancestrales. Estos
territorios están habitados por grupos con identidad étnico-racial que desarrollaron estrategias
para seguir existiendo en sus espacios geográficos, con el territorio como referente central. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis investigated the contemporary situation of Afro-Ecuadorian ancestral communities with a focus on two communities: Carondelet, in Canton San Lorenzo, in the province of
Esmeraldas, and Mascarilla, in Canton Mira, Vale do Chota, province of Carchi. The latin
american countries have in common a national history building that includes the role of
peoples of african origin in the formation of society and the production of wealth and culture
in these countries. However, this contribution, when recognized by the latin countries, is not
associated with the full exercise of citizenship, but with a systematic process of oppression,
exclusion and significant inequalities, mainly due to the structural racism that shapes these
societies. In Ecuador, the fight against slavery plays a central role in the construction of the
country. This dissertation tells a little of this story. After the end of slavery, and throughout
history and against this oppression, afro-ecuadorian ancestral communities were able to
maintain their existence and values, with their own organization in defense of citizenship
rights, which ensured physical, social, economic and cultural in ancestral territories. These
territories are inhabited by groups with ethnic-racial identity who developed strategies to
continue to exist in their geographical spaces, having the territory as their central reference.
Keywords: afro-ecuadorian ancestral communities; quilombo; Ecuador; slavery; Carondelet e
Mascarilla. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Territórios ancestrais afroequatorianos | pt_BR |
dc.subject | Quilombo | pt_BR |
dc.subject | Escravidão | pt_BR |
dc.subject | Equador | pt_BR |
dc.subject | Carondelet | pt_BR |
dc.subject | Mascarilla | pt_BR |
dc.subject | Territórios ancestrales afroecuatorianas | pt_BR |
dc.subject | Palenques | pt_BR |
dc.subject | Ecuador | pt_BR |
dc.subject | Esclavitud | pt_BR |
dc.subject | Afro-ecuadorian ancestral communities | pt_BR |
dc.title | Andar e caminhar: comunidades ancestrais afroequatorianas Carondelet e Mascarilla e a luta pelo território | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Muller, Cintia Beatriz | - |
dc.contributor.referees | Silva, Vera Regina Rodrigues da | - |
dc.contributor.referees | Carvalho, Ana Paula Comin de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGA)
|