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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33554
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantiago, Diana-
dc.contributor.authorSilva, Alessandro Pereira-
dc.creatorSilva, Alessandro Pereira-
dc.date.accessioned2021-06-12T18:01:52Z-
dc.date.available2021-06-12T18:01:52Z-
dc.date.issued2021-06-12-
dc.date.submitted2020-02-14-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33554-
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho foi investigar os processos de memorização de uma obra musical por estudantes de nível iniciante e intermediário no violão. Para isso, essa tese de doutorado fundamentou-se em teorias sobre estratégias de memorização a partir da literatura especializada e aplicou essas teorias por meio da realização de um estudo de caso. Os fundamentos teóricos se basearam nos pensamentos sobre a memória, seguindo o modelo conexionista e com ênfase na memorização por pistas. Além disso, o trabalho teve influência das teorias da memória de trabalho e, mais especificamente dos guias de execução propostos por Roger Chafin. Após uma introdução sobre o estado da arte de alguns estudos brasileiros sobre memória e a relação entre memória e violão, foi apresentado um estudo de caso com estudantes iniciantes e intermediários no violão do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Sergipe. O estudo de caso procurou recolher dados quantitativos e qualitativos que mostrassem de forma abrangente vários aspectos do processo de memorização da obra musical selecionada. Foram recolhidos e analisados dados a partir de gravações das execuções da música, de uma breve entrevista estruturada e da observação participante do pesquisador que visou anotar os dados comportamentais dos participantes durante a execução final da música. Os resultados indicaram que a memorização baseada em ativação por pistas, proposta pelo modelo conexionista, e na utilização dos guias de execução contribuiu para a codificação, armazenamento e resgate das informações e para os procedimentos para o aprendizado, memorização e performance da música selecionada para ambos os níveis dos violonistas investigados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolão.pt_BR
dc.subjectMemorizaçãopt_BR
dc.titleA memória das seis cordas: uma investigação sobre os processos de memorização ao violão de estudantes iniciantes e intermediários.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesLisboa, Christian Alessandro-
dc.contributor.refereesRamos, Danilo-
dc.contributor.refereesTourinho, Ana Cristina-
dc.contributor.refereesBertissolo, Guilherme-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsPPGMUSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

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Tese - A memória das seis cordas - uma investigação sobre os processos de memorização ao violão - Alessandro Pereira da Silva - Final.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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