Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santiago, Diana | - |
dc.contributor.author | Silva, Alessandro Pereira | - |
dc.creator | Silva, Alessandro Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-12T18:01:52Z | - |
dc.date.available | 2021-06-12T18:01:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-12 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-14 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33554 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho foi investigar os processos de memorização de uma obra musical por estudantes de nível iniciante e intermediário no violão. Para isso, essa tese de doutorado fundamentou-se em teorias sobre estratégias de memorização a partir da literatura
especializada e aplicou essas teorias por meio da realização de um estudo de caso. Os fundamentos teóricos se basearam nos pensamentos sobre a memória, seguindo o modelo conexionista e com ênfase na memorização por pistas. Além disso, o trabalho teve influência
das teorias da memória de trabalho e, mais especificamente dos guias de execução propostos por Roger Chafin. Após uma introdução sobre o estado da arte de alguns estudos brasileiros sobre memória e a relação entre memória e violão, foi apresentado um estudo de caso com
estudantes iniciantes e intermediários no violão do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Sergipe. O estudo de caso procurou recolher dados quantitativos e qualitativos que mostrassem de forma abrangente vários aspectos do processo de memorização
da obra musical selecionada. Foram recolhidos e analisados dados a partir de gravações das execuções da música, de uma breve entrevista estruturada e da observação participante do pesquisador que visou anotar os dados comportamentais dos participantes durante a execução
final da música. Os resultados indicaram que a memorização baseada em ativação por pistas, proposta pelo modelo conexionista, e na utilização dos guias de execução contribuiu para a codificação, armazenamento e resgate das informações e para os procedimentos para o
aprendizado, memorização e performance da música selecionada para ambos os níveis dos violonistas investigados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Violão. | pt_BR |
dc.subject | Memorização | pt_BR |
dc.title | A memória das seis cordas: uma investigação sobre os processos de memorização ao violão de estudantes iniciantes e intermediários. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Lisboa, Christian Alessandro | - |
dc.contributor.referees | Ramos, Danilo | - |
dc.contributor.referees | Tourinho, Ana Cristina | - |
dc.contributor.referees | Bertissolo, Guilherme | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGMUS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGMUS | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
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