Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas | - |
dc.contributor.author | Souza, Adailton Conceição de | - |
dc.creator | Souza, Adailton Conceição de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T23:09:09Z | - |
dc.date.available | 2021-06-24T23:09:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-24 | - |
dc.date.submitted | 2015-09-23 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33631 | - |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, as transformações políticas, sociais, culturais e econômicas têm
impactado profundamente a universidade e seu modus operandi, reverberando em
mudanças pedagógicas e curriculares. A entrada na vida universitária, marcada por
(im)passes, tem sido transformada em objeto de estudo científico. No modelo de
formação interdisciplinar proposto pelo Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, a
orientação acadêmica e profissional pode possibilitar a construção de estratégias
coletivas e singulares de entrada/pertencimento à vida universitária e tem se
configurado como um dispositivo institucional que pode favorecer a produção de
estratégias para lidar com as demandas universitárias, podendo também favorecer a
implicação dos sujeitos, respeitando a dimensão temporal dos percursos e itinerários de
cada um. O objetivo do presente trabalho é analisar as contribuições da orientação
acadêmica e profissional aos processos formativos dos discentes do Bacharelado
Interdisciplinar em Saúde.Este estudo foi realizado numa abordagem qualitativa, a partir
das contribuições da etnopsicanálise e da escuta participante realizada no grupo de
orientação acadêmica e profissional. Utilizou-se também entrevista semi estruturada
com cinco alunos participantes deste mesmo grupo. A análise se deu a partir do
referencial da etnopiscanálise e da revisão de literatura sobre o tema. A orientação
acadêmica e profissional tem se configurado como espaço de elaboração das vivências e
desafios da Universidade, construção de trajetórias formativas, vinculação institucional
e intelectual, bem como outros dilemas que perpassam o ser universitário na sociedade
contemporânea. Espaços de escuta e acolhimento na universidade contemporânea são
imprescindíveis para auxiliar o alunado na construção de seu itinerário acadêmico,
elaborando questões de ordem prática, curricular, subjetiva e relacional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Universidade e faculdades | pt_BR |
dc.subject | Bacharelado interdisciplinar em saúde | pt_BR |
dc.subject | Etnia | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Orientação profissional | pt_BR |
dc.subject | Orientação acadêmica | pt_BR |
dc.title | A orientação acadêmica e profissional no BI em saúde da UFBA: novos dispositivos institucionais em tempos de mudança.NOVOS DISPOSITIVOS INSTITUCIONAIS EM TEMPOS DE MUDANÇA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Fernandes, Sérgio Augusto Franco | - |
dc.contributor.referees | Bairrão, José Francisco Miguel Henriques | - |
dc.contributor.referees | Jane Bernardo, Katia | - |
dc.contributor.referees | Nunes, Mônica de Oliveira | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Estudos Interdisciplinares sobre a universidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | EISU | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU)
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