https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33724
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Aprendizado de contabilidade e a percepção do conceito de lucro: um estudo exploratório |
Título(s) alternativo(s): | Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade |
Autor(es): | Santos, Luis Paulo Guimarães dos Freitas, Sheizi Calheira de Dias Filho, José Maria |
Autor(es): | Santos, Luis Paulo Guimarães dos Freitas, Sheizi Calheira de Dias Filho, José Maria |
Abstract: | Objetivo: O estudo procura verificar se a compreensão do conceito de lucro e valor manifestada pelos indivíduos está associada ao nível de aprendizado formal de contabilidade. Método: A pesquisa consiste em um estudo de comparação de grupos, mediante o qual foram analisadas três amostras de sujeitos com diferentes níveis de aprendizado em contabilidade. Por meio de um modelo logístico, investigaram-se ainda outros fatores que podem influenciar no entendimento subjacente ao conceito de lucro. Resultados: Os resultados sugerem que não existe relação significativa entre a compreensão do conceito de lucro e o nível de aprendizado formal de contabilidade. Entretanto, a pesquisa encontrou evidências de que o gênero pode exercer influência na maneira como o lucro é compreendido, tendo em vista que a probabilidade de adotar a concepção econômica do lucro foi maior entre as mulheres. Contribuições: Os achados da pesquisa contribuem para a compreensão de como o processo formal de ensino está relacionado ao aprendizado de conceitos contábeis fundamentais e podem ser úteis para orientar estratégias de ensino e, até mesmo, os projetos político-pedagógico dos cursos de Ciências Contábeis. |
Palavras-chave: | Lucro Aprendizado de contabilidade Custo histórico Contabilidade Contabilidade estudo e ensino - Brasil Lucros - Contabilidade |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade |
Citação: | SANTOS, L. P. G.; FREITAS, S. C.; DIAS FILHO, J. M. Aprendizado de contabilidade e a percepção do conceito de lucro: um estudo exploratório. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Brasília, v. 14, n. 1, p. 78-99, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33724 |
Data do documento: | 31-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizado de contabilidade e a percepção_REPEC.pdf | 412,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.