Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rocha, Pedro Luís Bernardo da | - |
dc.contributor.author | Maia, Margareth Peixoto | - |
dc.creator | Maia, Margareth Peixoto | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-25T12:27:35Z | - |
dc.date.available | 2021-07-25T12:27:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-25 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33784 | - |
dc.description.abstract | A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é o instrumento de política pública ambiental
mais disseminado a nível global. Há expectativa de que a AIA promova uma avaliação
integrada dos impactos sobre os ambientes físico, biológico e social, demandando a
integração de conhecimentos de diferentes disciplinas acadêmicas e setores sociais.
Acreditamos que a crítica de que este instrumento não tem sido capaz de propiciar essa
integração pode derivar da falta de integração na produção acadêmica sobre AIA e,
tendo em vista a sua abrangência e relevância, consideramos que este pode fornecer
indícios importantes sobre a produção de conhecimento científico aplicado e útil à
gestão ambiental pública. Na primeira parte da tese avaliamos essa hipótese,
caracterizando a literatura científica recente sobre AIA, considerando o padrão de
autoria e o padrão de citação dos artigos selecionados. Os resultados revelaram: (a)
grande disparidade entre as áreas de conhecimento na produção científica aplicada à
AIA, no Brasil e no mundo, com predomínio de pesquisadores das engenharias (Brasil:
92,5%; Mundo: 65%), e participação reduzida da ecologia (Brasil: 27,5%; Mundo:
15%) e das ciências sociais e humanas (Brasil: 27,5%; Mundo: 10%); (b) os artigos de
periódicos das engenharias são os mais citados (Brasil: 42%; Mundo: 37%), e os da
ecologia (Brasil: 9,7%; Mundo: 8,9%) e ciências sociais e humanas (Brasil: 9,4%;
Mundo: 12%) são os menos citados em todos padrões de produção de conhecimento. Os
resultados sugerem que o campo de pesquisa de AIA no Brasil está se estabelecendo
com pouca participação da ecologia e das ciências sociais e humanas. Acreditamos que,
se estas ciências desejam ampliar sua relevância na atual crise ambiental devem incluir
em sua agenda a interação com outras disciplinas e o setor não acadêmico, visando
produzir conhecimento útil à gestão ambiental pública. Na segunda parte da tese
propomos um modelo hierárquico desenvolvido a partir da revisão e sistematização da
literatura de campos de pesquisa diversos e entrevistas com cientistas, estudantes de
doutorado e técnicos de órgãos ambientais das áreas das engenharias, ecologia e
ciências sociais, para explicar os fatores que estimulam a produção de conhecimento
científico aplicado e útil à gestão ambiental pública. A análise das literaturas e das
entrevistas propiciou uma riqueza de perspectivas e uma compreensão mais ampla sobre
os fatores que influenciam a lacuna ciência-prática na gestão ambiental pública, além da
identificação de concepções compartilhadas e particulares às áreas de conhecimento.
Esperamos que nosso modelo estimule outros pesquisadores a aperfeiçoá-lo
conceitualmente. | pt_BR |
dc.description.abstract | Environmental Impact Assessment (EIA) is the most widely disseminated
environmental public policy instrument. It is expected that EIA will promote an
integrated assessment of the impacts on the physical, biological and social
environments, demanding the integration of knowledge from different academic
disciplines and social sectors. We believe that the criticism that this instrument has not
been able to foster this integration can derive from the lack of integration in the
academic production on EIA and, considering its range and relevance, we consider that
it can provide important clues about the production of knowledge applied to and useful
for public environmental management. In the first part of the thesis we evaluate this
hypothesis, characterizing the recent scientific literature on EIA, considering the
authorship pattern and the quotation pattern of the selected articles. The results
revealed: (a) great disparity between the knowledge areas in the applied scientific
production to the EIA in Brazil and in the world, with a predominance of engineering
researchers (Brazil: 92.5%, World: 65%), and reduced participation of ecology (Brazil:
27.5%, World: 15%) and of social and human sciences (Brazil: 27.5%, World: 10%);
(b) the articles of journals of engineering are the most cited (Brazil: 42%; World: 37%),
and those of ecology (Brazil: 9,7%; World: 8,9%) and social and human sciences
(Brazil: 9,4%; World: 12%) are the least cited in all patterns of knowledge production.
The results suggest that the field of research of EIA in Brazil is being established with
little participation of the ecology and the social and human sciences. We believe that if
these sciences wish to increase its relevance in the current environmental crisis its must
include in its agendas the interaction with other disciplines and the non-academic sector
in order to produce useful knowledge for public environmental management. In the
second part of the thesis, we propose a hierarchical model developed by of the literature
review and systematization of several research fields and interviews with scientists,
doctoral students and professionals of governmental environmental organizations in the
areas of engineering, ecology and social sciences, to explain the factors which stimulate
the production of applied and useful scientific knowledge for public environmental
management. The analysis of literature and interviews provided a richness of
perspectives and a broader understanding of the factors that influence the sciencepractice
gap in public environmental management, as well as the identification of shared
and particular conceptions in the areas of knowledge. We hope that our model will
encourage other researchers to improve it conceptually. | pt_BR |
dc.description.abstract | Connection between scientific knowledge and social needs has become an important
political agenda in many countries, and one of the conditions for scientific knowledge to
be used in social problem-solving is that there is an integration between what is
produced by the scientist and what is demanded by society. Authors from different areas
indicate several factors that discourage the engagement of scientists in the production of
socially useful knowledge. Moving forward in solving these problems depends on a
clear perception of the factors that influence the practice of the scientist. This paper
aims to present a hierarchical model formulated from the literature review of different
research fields and improved based on interviews with scientists, graduate students and
environmental managers with different backgrounds in Brazil. The graphical
representation of the model indicating mechanisms and constraints seems to be a tool with a interesting heuristics to present social phenomena to different audiences. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de Impacto Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento usável | pt_BR |
dc.title | Produção de conhecimento aplicado e útil à gestão ambiental pelas diferentes áreas da ciência | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Wagner, Elizabeth Maria Souto | - |
dc.contributor.referees | Montaño, Marcelo | - |
dc.contributor.referees | Niño El-Hani, Charbel | - |
dc.contributor.referees | Rocha, Pedro Luís Bernardo da | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Ecologia - Teoria, Aplicação e Valores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ecologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (Pós-Ecologia)
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