Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33818
Tipo: Dissertação
Título: Músicas e Práticas Musicais Africanas nos Cursos de Licenciatura em Música na Bahia
Autor(es): Nascimento, Ailton Mario
Autor(es): Nascimento, Ailton Mario
Abstract: A partir das Matrizes Curriculares, Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), ementas de disciplinas e entrevistas com docentes e discentes dos cursos de Licenciatura em Música das Universidades na Bahia, o presente trabalho pretende dissertar sobre a importância e os possíveis significados das presenças e ausências de músicas africanas nesses espaços, tanto como repertórios musicais, como também enquanto propostas estético-filosóficas e didático-metodológicas. Através de uma abordagem crítica das relações hegemônicas na música acadêmica, tentamos apontar as tensões entre habitus conservatorial, diversidade cultural, relações étnico-raciais, decolonização do pensamento musicológico e as práticas relacionadas à formação musical, e de como esses vetores se articulam na construção e (re)construção dos currículos e práticas educativas das licenciaturas em Música na Bahia. A abordagem da pesquisa parte de uma reflexão através de diálogos com os campos da História, Relações Étnico-Raciais, Educação Musical e Etnomusicologia, que além de analisar criticamente os universalismos eurocêntricos subjacentes na educação musical brasileira, aponta algumas ferramentas conceituais oriundas de práticas musicais africanas e afro-brasileiras, auxiliando assim, para o entendimento sobre os processos educacionais e as escolhas do ponto de vista musical das licenciaturas em música da Bahia.
ABSTRACT: Based on the Curriculum Matrices, Pedagogical Course Projects (PPCs), course menus and interviews with teachers and students of the Bachelor of Music courses at Universities in Bahia, the present work intends to talk about the importance and possible meanings of the presences and absence of African music in these spaces, both as musical repertoires, as well as aesthetic-philosophical and didactic-methodological proposals. Through a critical approach to hegemonic relations in academic music, we try to point out the tensions between conservatory habitus, cultural diversity, ethnic-racial relations, decolonization of musicological thought and practices related to musical formation, and how these vectors are articulated in the construction and (re) construction of curricula and educational practices for degrees in Music in Bahia. The research approach starts from a reflection through dialogues with the fields of History, Ethnic-Racial Relations, Music Education and Ethnomusicology, which in addition to critically analyzing the Eurocentric universalisms underlying Brazilian music education, points out some conceptual tools from musical practices Africans and Afro-Brazilians, thus helping to understand the educational processes and choices from the musical point of view of music degrees in Bahia.
Palavras-chave: Licenciatura em música
Educação musical
Etnomusicologia
Músicas africanas
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33818
Data do documento: 29-Jul-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Músicas e Práticas Musicais Africanas nos Cursos de Licenciatura em Música na Bahia.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.