Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dias, Leila Miralva Martins | - |
dc.contributor.author | Chagas Neto, Antonio | - |
dc.creator | Chagas Neto, Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-24T17:48:12Z | - |
dc.date.available | 2021-08-24T17:48:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
dc.date.submitted | 2018-03-22 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34021 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo geral compreender as relações de ensino e
aprendizagem que se constroem em uma aula particular de instrumento musical, a
partir das interações que ocorrem entre os envolvidos. Nos objetivos específicos
busquei compreender as relações de ensino e aprendizagem instrumental no
contexto do ensino particular de instrumento musical em domicílio; interpretar os
comportamentos observáveis presentes nas aulas; e compreender como as relações
sócio-musicais estavam relacionadas aos diversos momentos, etapas e instâncias
das aulas. Para isso, foram realizados três estudos de caso, tendo como
participantes professores de violino e flauta doce, crianças de dois e três anos de
idade, bem como outros do ambiente familiar como pais, avós e outras crianças. No
Estudo de Caso 1, observou-se uma videogravação de uma aula de violino
disponível na internet, a qual serviu também como “caso piloto” para as pesquisas
subsequentes. Nos Estudos de Caso 2 e 3 observou-se as filmagens de duas aulas
de violino e duas de flauta doce, olhando para as dinâmicas de ensino e
aprendizagem do instrumento, a partir das relações sociais percebidas entre aqueles
que apareciam nas cenas. O suporte teórico baseou-se nos conceitos de interação
social de Erving Goffman (2010), no olhar sociólogo descritos por Peter Berger
(2014) e nas Teorias do Cotidiano de PAIS (1998) e SOUZA (2000). Os dados
revelaram que a interação social ocorre no ensino/aprendizagem na aula particular
de instrumento, onde os comportamentos das pessoas são retroalimentados pelas
ações e reações de todos os envolvidos nesse processo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study had as general objective to understand the teaching and learning
relationships that are built in a musical instrument private class, from the interactions
that occur among those involved. In the specific objectives I sought to understand the
relationships of teaching and instrumental learning in the context of the particular
teaching of musical instrument at home; interpret the observable behaviors present in
class; and to understand how the socio-musical relations were related to the different
moments, stages and instances of the classes..In order to reach that, three case
studies were analyzed, with teachers of violin and flute, children of two and three
years old, as well as others of the family environment such as parents, grandparents
and other children. In Case Study 1, a video of violin class was available on the
internet, which also served as a "pilot case" for subsequent research. In Case
Studies 2 and 3 we observed the recordings of two violin lessons and two flute
lessons. In these cases, the focus was on the teaching and learning dynamics, based
on the social relations perceived among those who appeared in the scenes. The
theoretical support was based on the concepts of social interaction of Erving
Goffman (2010), on the sociologist's view described by Peter Berger (2014) and on
the Everyday life Theories of PAIS (1998) and SOUZA (2000). The data revealed
that social interaction affects directly in the musical instrument private class, where
the behavior of the people are influenced by the actions and reactions of all those
involved in this process. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aula particular de instrumento musical | pt_BR |
dc.subject | interações sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação Musical e cotidiano | pt_BR |
dc.title | Interações Sociais construídas no ensino particular de violino e flauta doce: estudos de caso sobre relações de ensino e aprendizagem com crianças de dois e três anos. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Souza, Jusamara Vieira | - |
dc.contributor.referees | Souza, Jusamara Vieira | - |
dc.contributor.referees | Nascimento, Antonio Dias | - |
dc.contributor.referees | Bozzetto, Adriana | - |
dc.contributor.referees | Konopleva, Ekaterina | - |
dc.publisher.departament | Escola de Música da UFBA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGMUS | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
|