https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34033
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A leitura da literatura e o ensino dos saberes disciplinares como prática para promover o gosto da leitura na infância |
Autor(es): | Silva, Mariana Capinã Vitoriano da |
Autor(es): | Silva, Mariana Capinã Vitoriano da |
Abstract: | O presente trabalho inicialmente analisa a prática da leitura como habilidade social pouco utilizada após a escolarização da população brasileira, considerando as noções de analfabetismo funcional e alfabetismo funcional, bem como os seus impactos na educação. Em seguida, a leitura e suas dimensões são analisadas na perspectiva da formação para educação básica. Por isso, a Leitura de Mundo, proposta da pedagogia de Paulo Freire, é entendida nesse contexto como forma para promover o gosto pela prática da leitura na infância. Para a criança, a utilização da leitura da literatura como prática, enriquece para que o aluno se comunique com a realidade ao seu redor. Foi realizada para este trabalho uma pesquisa de inspiração etnográfica em uma escola municipal da cidade de Salvador, com a turma do terceiro ano da educação básica, na qual se utilizou a literatura agrupada com os conteúdos disciplinares do currículo da educação básica. O trabalho busca então, pensar o contexto de aprendizagem da leitura a partir do ponto de vista do aluno inserido no processo de alfabetização para se estimular o gosto pela leitura. A pesquisa utiliza também pressupostos teóricos encontrados na Psicologia de Vygotsky. ABSTRACT This paper first analyzes the practice of reading as social skill rarely used after the schooling of the population. Functional illiteracy and functional literacy and its impact on education. Reading and its dimensions in the construction of training in basic education. Reading world, proposed pedagogy of Paulo Freire as a way to promote a taste for reading practice in childhood. The use of literature as reading practice students can communicate with the world. Search inspiration in a municipal school in the city of Salvador, with the class of the third year of primary education. We used the literature in the disciplines of basic education curriculum in order to promote the taste for reading habit throughout his training. The job search then think about the context of learning to read from the point of view of the student inserted in the literacy process to encourage a love of reading. Analysis of the search of inspiration, which used theoretical assumptions, as Vygotsky and Libâneo. Reading and challenges the reader to form full. |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Eixos curriculares Leitura Literatura Vygotsky Didática Literacy Literacy Curriculum axes Reading Literature Psychology of learning Teaching |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34033 |
Data do documento: | 25-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIANA CAPINA VITORIANO DA SILVA.pdf | 687,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.