Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPARAQUETT, MARCIA-
dc.contributor.editorBARBOSA, M.-
dc.contributor.editorMORAIS, C.F.-
dc.contributor.editorVIDAL, M.E.B-
dc.creatorPARAQUETT, MARCIA-
dc.date.accessioned2021-08-25T19:15:34Z-
dc.date.available2021-08-25T19:15:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPARAQUETT, Marcia. Perspectivas interculturais e relações internacionais na aprendizagem de Espanhol. In: BARBOSA, M.; MORAIS, C.F.; VIDAL, M.E.B. (Org.). Teorias de linguagens: Pesquisa e ensino. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2017, p. 151-167pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7591-392-5-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34049-
dc.description.abstractFalar em ensino-aprendizagem de línguas implica, preliminarmente, definir concepções gerais, que orientem para a identificação do lugar de onde falo. Para atender à proposta da obra (relações internacionais, língua e cultura), preciso definir minha concepção de língua, sempre vista de maneira indissociável de cultura, assim como preciso associar a ideia de internacionalização à de interculturalidade. Ressalto que o ensino-aprendizagem da língua espanhola na minha experiência se dá no contexto de formação de professores, o que significa que a estou vendo como uma disciplina escolar que minhas/meus alunos, professores em formação, ministram em escolas da educação básica, seja no ensino fundamental ou médio. Essa disciplina tem variadas representações nas comunidades nas quais é aprendida, mas tomarei como lócus a cidade de Salvador ou, mais abrangentemente, o estado da Bahia, onde a maioria das/dos egressos do curso de Letras da Universidade Federal da Bahia atua profissionalmente. Dessa forma, minha proposta consiste em: definir língua como cultura; entender o espanhol como disciplina curricular; sugerir a perspectiva intercultural de aprendizagem como apropriada às relações internacionais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMercado de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspanholpt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.titlePerspectivas interculturais e relações internacionais na aprendizagem de Espanholpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.localpubCampinas/SPpt_BR
dc.identifier.number1a. ediçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017 Perspectivas interculturais e relações internacionais na aprendizagem de Espanhol.pdf201,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.