Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.authorAraujo, Naiane Rocha de-
dc.creatorAraujo, Naiane Rocha de-
dc.date.accessioned2021-08-30T12:39:36Z-
dc.date.available2021-08-30T12:39:36Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.date.submitted2012-10-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34101-
dc.description.abstractEste estudo monográfico responde à questão - Como o currículo do curso de Pedagogia da UFBA forma seus alunos para a docência na Educação de Jovens e Adultos?‖ na perspectiva de uma cursista em processo de finalização dessa demanda. Para desenvolver a pesquisa utilizamos um levantamento bibliográfico e documental. Buscamos as referências de Paiva (2003), Haddad e Di Pierro (2000), e Paiva (2006) concernente à concepção de EJA. Em Fávero (2001) e Stephanou e Bastos (2005), além do texto constitucional de 1988 e da Lei 9. 394/96, obtemos as diretrizes dadas para a EJA na perspectiva oficial. Nos valemos também de pesquisadores específicos da área de currículo e de formação de professores. Além destes, tomamos como orientação os livros dos Seminários Nacionais de Formação de Educadores de EJA (SOARES, 2006; MACHADO, 2008; FORMAÇÃO..., 2010) e outros pesquisadores que contribuem para essa discussão. Nesse sentido, esta investigação considera que ainda são insuficientes as ações de formação inicial oferecidas pela licenciatura objeto de nosso estudo apontando para possibilidades que este currículo ventila enquanto provável alargamento futuro de suas fronteiras no que tange à garantia do direito à uma educação de qualidade dispensada ao estudante trabalhador jovem, adulto ou idoso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectCurrículo de pedagogiapt_BR
dc.titleFormação inicial de professores para a educação de jovens e adultos: considerações sobre o currículo do curso de pedagogia da UFBApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.refereesUrpia, Maria de Fátima Mota-
dc.contributor.refereesSantana, Maria Verônica de Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAIANE ROCHA DE ARAUJO.pdf474,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.