Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.author | Araujo, Naiane Rocha de | - |
dc.creator | Araujo, Naiane Rocha de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-30T12:39:36Z | - |
dc.date.available | 2021-08-30T12:39:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
dc.date.submitted | 2012-10 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34101 | - |
dc.description.abstract | Este estudo monográfico responde à questão - Como o currículo do curso de Pedagogia da UFBA forma seus alunos para a docência na Educação de Jovens e Adultos?‖ na perspectiva de uma cursista em processo de finalização dessa demanda. Para desenvolver a pesquisa utilizamos um levantamento bibliográfico e documental. Buscamos as referências de Paiva (2003), Haddad e Di Pierro (2000), e Paiva (2006) concernente à concepção de EJA. Em Fávero (2001) e Stephanou e Bastos (2005), além do texto constitucional de 1988 e da Lei 9. 394/96, obtemos as diretrizes dadas para a EJA na perspectiva oficial. Nos valemos também de pesquisadores específicos da área de currículo e de formação de professores. Além destes, tomamos como orientação os livros dos Seminários Nacionais de Formação de Educadores de EJA (SOARES, 2006; MACHADO, 2008; FORMAÇÃO..., 2010) e outros pesquisadores que contribuem para essa discussão. Nesse sentido, esta investigação considera que ainda são insuficientes as ações de formação inicial oferecidas pela licenciatura objeto de nosso estudo apontando para possibilidades que este currículo ventila enquanto provável alargamento futuro de suas fronteiras no que tange à garantia do direito à uma educação de qualidade dispensada ao estudante trabalhador jovem, adulto ou idoso. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Direito | pt_BR |
dc.subject | Currículo de pedagogia | pt_BR |
dc.title | Formação inicial de professores para a educação de jovens e adultos: considerações sobre o currículo do curso de pedagogia da UFBA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.referees | Urpia, Maria de Fátima Mota | - |
dc.contributor.referees | Santana, Maria Verônica de Souza | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|