Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Nana Karini Lopes | - |
dc.creator | Carvalho, Nana Karini Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-31T14:49:05Z | - |
dc.date.available | 2021-08-31T14:49:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
dc.date.submitted | 2013-04 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34106 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa monográfica tem por objetivo discorrer sobre as intervenções mediadoras que auxiliam a alfabetização e no letramento de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental. Analisa também como o conhecimento acerca das concepções no processo de aquisição da linguagem escrita pode auxiliar nesse processo. As pesquisas das autoras Emilia Ferreiro e Ana Teberosky foram usadas como uma das bases para nortear esse trabalho. O texto apresenta, ainda, como elemento formador, a concepção de mediação pensada, sistematizada e organizada por Vygostsky a que se objetiva contribuir para uma prática alfabética que pensa a criança como sujeito epistêmico. A monografia ainda aborda os “círculos de cultura”, metodologia de aula pensada por Paulo Freire para o processo de alfabetização, bem como e o método clínico critico, pesquisa realizada por Piaget, como fonte de estudos. O lúdico ainda será apresentando nesse trabalho como elemento essencial na elaboração dos instrumentos que se propõem aos interessados modelos de intervenções nas aulas de alfabetização. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Intervenções – mediadoras | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Intervenções mediadoras no processo de transição dos níveis de hipóteses de escrita na alfabetização de crianças | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.contributor.referees | Penna, Anderson | - |
dc.contributor.referees | Soares, Leila da Franca | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|