Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Raquel Nery Lima-
dc.contributor.authorTourinho, Naira Cristina Barreto-
dc.creatorTourinho, Naira Cristina Barreto-
dc.date.accessioned2021-08-31T14:52:14Z-
dc.date.available2021-08-31T14:52:14Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34107-
dc.description.abstractO presente trabalho, de caráter analítico e interpretativo, propõe-se a uma reflexão sobre práticas alfabetizadoras atualmente em atividade na rede pública de ensino do município de Salvador, a partir de um panorama histórico sobre a alfabetização no Brasil, sua trajetória política e metodológica - do período colonial até a última década - e da análise de dados recolhidos em experiência de iniciação à docência no Programa de Educação Tutorial (PET), quando foram registrados dados do cotidiano de classes das séries iniciais. Com base nas proposições teóricas de Freire (2011), Cagliari (2009 e 2007), Morais (2012), Soares (2004) e Ferreiro e Teberosky (1999), sobre Alfabetização, buscou-se construir uma análise sobre o ato de alfabetizar, considerando dados do cotidiano de duas turmas, uma do 2º ano e a outra do 1º ao 3º ano (fluxo), para “compreender” as concepções de alfabetização subjacentes a essas práticas. A intenção desta monografia é refletir e entender as práticas alfabetizadoras, tendo em vista os recortes históricos e a análise de metodologias existentes, possibilitando a percepção dos estágios da nossa história em relação ao aprendizado da leitura e escrita.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titlePráticas alfabetizadoras: análises crítico-reflexivas sobre o ato de alfabetizarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesBezerra, Raquel Nery Lima-
dc.contributor.refereesGurgel, Paulo Roberto Holanda-
dc.contributor.refereesAraújo, Carla Jamille Cerqueira de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAIRA CRISTINA BARRETO TOURINHO.pdf849,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.