Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.authorLima, Natália Senna Alves de-
dc.creatorLima, Natália Senna Alves de-
dc.date.accessioned2021-09-01T12:53:59Z-
dc.date.available2021-09-01T12:53:59Z-
dc.date.issued2021-09-01-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34158-
dc.description.abstractEste estudo traz uma reflexão sobre a morte no contexto escolar. Para tanto, foi necessária a análise histórico-social da concepção da morte. Foi feita, também, uma abordagem do desenvolvimento da concepção da criança desde a idade média até a atualidade. Portanto, ao compreender essas concepções, se torna imprescindível uma analise da função social da escola, estabelecendo a relação com a temática morte. Dessa maneira, se objetivou compreender como é a abordagem da morte nas escolas. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema e aplicado um questionário para os professores da Rede pública e da rede privada de ensino. Para o desenvolvimento dessa Monografia foram utilizados como marco teórico os autores José Carlos Rodrigues (1983), Philippe Ariès (1977; 1981;1990), dentre outros que deram base teórica para esta pesquisa. Durante o desenvolvimento da Monografia, há um estudo da relevância da temática morte em relação à sua presença nas escolas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study brings us a reflection about death in a school context. It was necessary a socio historical conception about death present in the occident. It was made a systematic approach to capture the child conseption development from the middle ages until today. Understanding this conceptions, therefore, it is essential an analyses of the school social roles associating with death.This way it has the objective of understanding a thematic approach of death in schools. For this it was made a bibliographical survey about the theme and a questionnaire was applied to public and private school teachers. To develop this monograph it was used as a theoretic limit the following authors: José Carlos Rodrigues, Philippe Ariès, among theory writers. Who gave a knowledge base for this research. During the monograph development there is a study about the relevance of the death subject in relation to it’s presence in the school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDeathpt_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleA morte no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.refereesSoares, Leila da Franca-
dc.contributor.refereesBordas, Miguel Angel García-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATALIA SENNA ALVES DE LIMA.pdf138,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.