Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.authorCerqueira, Rafaela Lima Costa-
dc.creatorCerqueira, Rafaela Lima Costa-
dc.date.accessioned2021-09-03T10:26:05Z-
dc.date.available2021-09-03T10:26:05Z-
dc.date.issued2021-09-03-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34171-
dc.description.abstractEste trabalho visa compreender as especificidades da ação pedagógica dirigida aos bebês no cotidiano da creche, considerando que estas se diferem das demais etapas da Educação Infantil. Para tanto, o presente estudo se configura em uma pesquisa de cunho qualitativo, no intuito de apreender as relações existentes no contexto do ambiente educativo coletivo, se utilizando da pesquisa bibliográfica e de campo, com adoção de procedimentos metodológicos de coleta de dados. Durante cinco dias foi observado o cotidiano de uma sala de Grupo I e entrevistadas a professora e as auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) localizado no município de Salvador. Após análise qualitativa dos dados observa-se que: a) as atividades pedagógicas desenvolvidas pela professora com os bebês do Grupo I possuem o aspecto do cuidado/educativo, já que visam à introdução dos bebês no mundo da linguagem e representação; possibilitam que eles explorem o ambiente, experimentando diferentes cores, texturas; os socializam, com propostas em grupo e trabalham a coordenação motora; b) as relações ocorridas no Cmei visitado entre os bebês e seus pares (bebê-bebê e bebê-adulto) se formalizam em situações interativas (orientação do olhar, ofertas de objetos, vocalizações, movimentos, gestos, diálogo), sendo meios para o seu desenvolvimento infantil e, por conseguinte, aprendizagem; c) Tais atividades pedagógicas e posturas das profissionais do Grupo I estão em consonância com as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, possibilitando uma dinâmica cotidiana lúdica através da interação e das brincadeiras.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de bebêspt_BR
dc.subjectAção pedagógicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleEducação de bebês: um olhar voltado para as especificidades da ação pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.refereesViégas, Lygia de Sousa-
dc.contributor.refereesRibeiro, Maria Izabel Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAELA LIMA COSTA CERQUEIRA.pdf281,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.