Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Marlene Oliveira dos | - |
dc.contributor.author | Cerqueira, Rafaela Lima Costa | - |
dc.creator | Cerqueira, Rafaela Lima Costa | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T10:26:05Z | - |
dc.date.available | 2021-09-03T10:26:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-03 | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34171 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho visa compreender as especificidades da ação pedagógica dirigida aos bebês no cotidiano da creche, considerando que estas se diferem das demais etapas da Educação Infantil. Para tanto, o presente estudo se configura em uma pesquisa de cunho qualitativo, no intuito de apreender as relações existentes no contexto do ambiente educativo coletivo, se utilizando da pesquisa bibliográfica e de campo, com adoção de procedimentos metodológicos de coleta de dados. Durante cinco dias foi observado o cotidiano de uma sala de Grupo I e entrevistadas a professora e as auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) localizado no município de Salvador. Após análise qualitativa dos dados observa-se que: a) as atividades pedagógicas desenvolvidas pela professora com os bebês do Grupo I possuem o aspecto do cuidado/educativo, já que visam à introdução dos bebês no mundo da linguagem e representação; possibilitam que eles explorem o ambiente, experimentando diferentes cores, texturas; os socializam, com propostas em grupo e trabalham a coordenação motora; b) as relações ocorridas no Cmei visitado entre os bebês e seus pares (bebê-bebê e bebê-adulto) se formalizam em situações interativas (orientação do olhar, ofertas de objetos, vocalizações, movimentos, gestos, diálogo), sendo meios para o seu desenvolvimento infantil e, por conseguinte, aprendizagem; c) Tais atividades pedagógicas e posturas das profissionais do Grupo I estão em consonância com as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, possibilitando uma dinâmica cotidiana lúdica através da interação e das brincadeiras. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de bebês | pt_BR |
dc.subject | Ação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | Educação de bebês: um olhar voltado para as especificidades da ação pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Marlene Oliveira dos | - |
dc.contributor.referees | Viégas, Lygia de Sousa | - |
dc.contributor.referees | Ribeiro, Maria Izabel Souza | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|