Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34172
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Bullying: violência no ambiente escolar
Autor(es): Veloso, Raimundo Almeida
Autor(es): Veloso, Raimundo Almeida
Abstract: Esta produção acadêmica possui como objetivo proporcionar uma reflexão crítica sobre um tipo de violência que está em evidência no âmbito escolar, o bullying. As pesquisas buscam traçar o perfil dos agressores e vítimas do bullying, identificando as principais causas das agressões e a postura adotada pelos espectadores frente ao fenômeno. O trabalho aborda alternativas para combater o fenômeno e seus agentes, além de práticas e intervenções nas situações de bullying como uma inovação do projeto e prevenção do bullying. Desta forma, a presente produção, visa, através da análise do tema, compreender as funções dos agentes escolares e as possíveis soluções adotadas pela instituição escolar. A metodologia utilizada para a elaboração desta produção deu-se através de pesquisa bibliográfica sobre o tema em obras literárias de especialistas no assunto e artigos acadêmicos publicados. Os resultados da produção revelaram que são necessários projetos de conscientização e integração entre alunos, professores, pais e sociedade, para que a escola possa trabalhar em harmonia e assim reduzir a incidência dos casos de bullying.
ABSTRACT This academic research has aimed to provide a critical reflection on a type of violence that is in evidence in schools, bullying. The surveys seek to trace the profile of perpetrators and victims of bullying, identifying the main causes of aggression and attitude adopted by viewers opposite phenomenon. The paper discusses alternatives to combat the phenomenon and its agents, and practices and interventions in bullying situations as an innovation project and bullying prevention. This way, this production aims, through the analysis of the topic, understand the functions of school agents and potential solutions adopted by the school. The methodology used for the elaboration of this production occurred through a literature review on the topic in literary subject matter experts and published scholarly articles. The results revealed that production projects are needed of consciousness and integration between students, teachers, parents and society, so that the school can work in harmony and so reduce the incidence of bullying.
Palavras-chave: Violência
Bullying
Instituição escolar
Violence
Bullying
School institution
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34172
Data do documento: 3-Set-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIMUNDO ALMEIDA VELOSO.pdf277,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.