Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tenório, Robinson Moreira | - |
dc.contributor.author | Bispo, Regiane Silva | - |
dc.creator | Bispo, Regiane Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-06T10:34:12Z | - |
dc.date.available | 2021-09-06T10:34:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-06 | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34175 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo investigar e analisar de maneira comparativa os sistemas de avaliação nacional da educação básica do Brasil e de Portugal. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental a partir de fontes primárias, como relatórios e atas, e de fontes secundárias, como artigos e teses, que tratam sobre o marco legal das avaliações em Larga Escala da educação básica do Brasil e de Portugal. Realizada a comparação dos sistemas, apresenta como resultados a identificação dos pontos positivos e pontos frágeis que cada país traz em seus sistemas, como no Brasil, com um sistema integrado, enquanto Portugal, que vem evoluindo e atualizando suas avaliações. Concluindo com a sinalização de possíveis contribuições para o debate e o desenvolvimento de outros estudos comparativos de sistemas de avaliação educacional, bem como melhorias das avaliações em larga escala entre o Brasil e Portugal. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT The present study aims to investigate and analyze in a comparative way the national evaluation systems of basic education in Brazil and Portugal. For this, was conducted a documentary survey from primary sources, such as reports and records, and secondary sources such as articles and theses that deal on legal framework of the assessments in large-scale of basic education in Brazil and Portugal. Performed the comparison of the systems, presents as the results, the identification of strengths and weaknesses that each country brings in their systems as in Brazil with an integrated system, while Portugal, has been evolving and upgrading its assessments. Concluding with the signaling of possible contributions for discussion and development of other comparative studies of educational assessment systems, as well as improvements of assessments in large-scale between Brazil and Portugal. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação em larga escala | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Portugal | pt_BR |
dc.subject | Assessments in large-scale | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject | Brazil | pt_BR |
dc.subject | Portugal | pt_BR |
dc.title | Avaliação em larga escala na educação básica: uma análise comparada entre Brasil e Portugal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Tenório, Robinson Moreira | - |
dc.contributor.referees | Silveira, Andréia Cardoso | - |
dc.contributor.referees | Machado, Cristiane Brito | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|