Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTenório, Robinson Moreira-
dc.contributor.authorBispo, Regiane Silva-
dc.creatorBispo, Regiane Silva-
dc.date.accessioned2021-09-06T10:34:12Z-
dc.date.available2021-09-06T10:34:12Z-
dc.date.issued2021-09-06-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34175-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar e analisar de maneira comparativa os sistemas de avaliação nacional da educação básica do Brasil e de Portugal. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental a partir de fontes primárias, como relatórios e atas, e de fontes secundárias, como artigos e teses, que tratam sobre o marco legal das avaliações em Larga Escala da educação básica do Brasil e de Portugal. Realizada a comparação dos sistemas, apresenta como resultados a identificação dos pontos positivos e pontos frágeis que cada país traz em seus sistemas, como no Brasil, com um sistema integrado, enquanto Portugal, que vem evoluindo e atualizando suas avaliações. Concluindo com a sinalização de possíveis contribuições para o debate e o desenvolvimento de outros estudos comparativos de sistemas de avaliação educacional, bem como melhorias das avaliações em larga escala entre o Brasil e Portugal.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The present study aims to investigate and analyze in a comparative way the national evaluation systems of basic education in Brazil and Portugal. For this, was conducted a documentary survey from primary sources, such as reports and records, and secondary sources such as articles and theses that deal on legal framework of the assessments in large-scale of basic education in Brazil and Portugal. Performed the comparison of the systems, presents as the results, the identification of strengths and weaknesses that each country brings in their systems as in Brazil with an integrated system, while Portugal, has been evolving and upgrading its assessments. Concluding with the signaling of possible contributions for discussion and development of other comparative studies of educational assessment systems, as well as improvements of assessments in large-scale between Brazil and Portugal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPortugalpt_BR
dc.subjectAssessments in large-scalept_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectPortugalpt_BR
dc.titleAvaliação em larga escala na educação básica: uma análise comparada entre Brasil e Portugalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesTenório, Robinson Moreira-
dc.contributor.refereesSilveira, Andréia Cardoso-
dc.contributor.refereesMachado, Cristiane Brito-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regiane Silva Bispo.pdf490,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.