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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34182
Tipo: Dissertação
Título: UM ESTUDO SOBRE O MÉTODO MUSICALIZAÇÃO DE ADULTOS ATRAVÉS DA VOZ (MAaV) NO PROLICENMUS: CONTRIBUIÇÕES DE SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Autor(es): Atolini, Rafael
Autor(es): Atolini, Rafael
Abstract: Neste trabalho, investiga-se sobre contribuições dos Sistemas de Organização do Conhecimento na recuperação das informações veiculadas em uma das interdisciplinas do Curso de Licenciatura em Música EAD da UFRGS e Universidades Parceiras – PROLICENMUS, que ocorreu entre 2008 e 2012. O objeto de estudo é a Interdisciplina (ID) Musicalização, que teve por base o Método MAaV (COELHO, 1991; 2005) e foi a primeira, dentre quatro outras IDs, do Eixo Estruturação Musical 1 . Musicalização não só contribuiu para a formação inicial dos alunos, como permeou todas as demais IDs. Recuperar de maneira ágil os conhecimentos nela ensinados é de grande valia para uma possível nova oferta do curso. Nesse contexto, o primeiro capítulo desta Dissertação traça um breve histórico, desde a origem do MAaV até a ID Musicalização, e trata sobre os Sistemas da Organização do Conhecimento e as teorias que os fundamentam. O segundo capítulo traz, primeiramente, a coleta de dados e a análise das Unidades de Estudo da ID Musicalização; no segundo momento, compara a base de dados coletados frente à bibliografia sobre Musicalização mais indicada pelos editais de instituições públicas de ensino de Música. Nesse segundo capítulo, obtém-se três produtos: uma lista dos assuntos coletados no quadro sinóptico do MAaV e nas unidades de estudo (UEs) de Musicalização analisadas (LATC); um quadro comparativo entre tais assuntos e os ofertados pela bibliografia especializada (QCAA); e um mapa navegacional, com o resumo dos assuntos (conteúdos de Musicalização) levantados nos passos anteriores (MNCM). Por fim, no terceiro capítulo, discorre-se sobre a apresentação dos dados a partir de categorias, à luz dos Sistemas estudados. O terceiro capítulo apresenta uma ferramenta baseada na revisão do primeiro capítulo e que, ao mesmo tempo, contém os dados do segundo (FRCM), visando auxiliar o professor na sua tarefa de organização e proposição sistemática de conteúdos pertinentes à fase de musicalização, apoiada pelo MAaV, ao longo de um processo de ensino-aprendizagem em modalidade EAD mediada por TICs. Com base na revisão dos livros mais indicados pelos editais de seleção de treze instituições de ensino, conclui-se, que o MAaV apresenta um conjunto confiável e consistente de informações referentes ao processo de musicalização, as quais estão suficientemente organizadas, para servirem de base à ampliação do método, agora desenvolvido num modelo de ensino a distância mediada por tecnologias da informação e comunicação.
In this paper, it's investigated about the contributions of Knowledge Organization Systems on the retrieval of informations published in a interdiscipline's of Degree in E-Learning Music UFRGS and Partner Universities - PROLICENMUS, which occurred between 2008 and 2012. The object of study is the interdiscipline (ID) Musicalization, which was based on the MAaV method (COELHO, 1991; 2005) and was the first of four other IDs, Axis Musical Structuring. Musicalization not only contributed to the initial training of students, as has permeated all other IDs. Recover nimbly the knowledge taught it is of great value to a possible new offer of the course. In this context, the first chapter of this dissertation outlines a brief history from the origin of the MAaV to Musicalization ID, and deals with the Knowledge Organization System and it's theories. The second chapter is, first, data collection and analysis of the Musicalization ID Study Units; the second time, compares the database collected front the literature of Musicalization more indicated by the notices of public institutions of music education; and, third, it deals with the presentation of data in categories by the studied systems. In this second chapter, there is three products obtained: a list of the issues collected in the summary table of the MAaV and the Musicalization study units analyzed (LATC); a comparative table between those subjects and offered by specialized bibliography (QCAA); and a navigational map, summarizing the issues (Musicalization contents) raised in the previous steps (MNCM). The third part deals with the presentation of data in categories by the studied systems. The last chapter presents a tool based on the first chapter review and at the same time contains second data (FRCM), to help the teacher in his task of organizing and systematic proposition of relevant content to musicalizacion phase, supported by MAaV, over a process of E-learning mediated by TICs. It follows that the MAaV provides a reliable and consistent set of information relating to music education process, which are sufficiently organized, as a basis for the expansion of the method now developed a teaching model the distance mediated by information technology and communication.
Palavras-chave: Musicalização de Adultos
Sistemas de Organização do Conhecimento
Educação Musical a Distância
CNPq: 7.08.07.01-9 Educação de Adultos
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGMUS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34182
Data do documento: 8-Set-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

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