https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34182
Tipo: | Dissertação |
Título: | UM ESTUDO SOBRE O MÉTODO MUSICALIZAÇÃO DE ADULTOS ATRAVÉS DA VOZ (MAaV) NO PROLICENMUS: CONTRIBUIÇÕES DE SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Autor(es): | Atolini, Rafael |
Autor(es): | Atolini, Rafael |
Abstract: | Neste trabalho, investiga-se sobre contribuições dos Sistemas de Organização do
Conhecimento na recuperação das informações veiculadas em uma das interdisciplinas do
Curso de Licenciatura em Música EAD da UFRGS e Universidades Parceiras –
PROLICENMUS, que ocorreu entre 2008 e 2012. O objeto de estudo é a Interdisciplina (ID)
Musicalização, que teve por base o Método MAaV (COELHO, 1991; 2005) e foi a primeira,
dentre quatro outras IDs, do Eixo Estruturação Musical 1 . Musicalização não só contribuiu
para a formação inicial dos alunos, como permeou todas as demais IDs. Recuperar de maneira
ágil os conhecimentos nela ensinados é de grande valia para uma possível nova oferta do
curso. Nesse contexto, o primeiro capítulo desta Dissertação traça um breve histórico, desde a
origem do MAaV até a ID Musicalização, e trata sobre os Sistemas da Organização do
Conhecimento e as teorias que os fundamentam. O segundo capítulo traz, primeiramente, a
coleta de dados e a análise das Unidades de Estudo da ID Musicalização; no segundo
momento, compara a base de dados coletados frente à bibliografia sobre Musicalização mais
indicada pelos editais de instituições públicas de ensino de Música. Nesse segundo capítulo,
obtém-se três produtos: uma lista dos assuntos coletados no quadro sinóptico do MAaV e nas
unidades de estudo (UEs) de Musicalização analisadas (LATC); um quadro comparativo entre
tais assuntos e os ofertados pela bibliografia especializada (QCAA); e um mapa navegacional,
com o resumo dos assuntos (conteúdos de Musicalização) levantados nos passos anteriores
(MNCM). Por fim, no terceiro capítulo, discorre-se sobre a apresentação dos dados a partir de
categorias, à luz dos Sistemas estudados. O terceiro capítulo apresenta uma ferramenta
baseada na revisão do primeiro capítulo e que, ao mesmo tempo, contém os dados do segundo
(FRCM), visando auxiliar o professor na sua tarefa de organização e proposição sistemática
de conteúdos pertinentes à fase de musicalização, apoiada pelo MAaV, ao longo de um
processo de ensino-aprendizagem em modalidade EAD mediada por TICs. Com base na
revisão dos livros mais indicados pelos editais de seleção de treze instituições de ensino,
conclui-se, que o MAaV apresenta um conjunto confiável e consistente de informações
referentes ao processo de musicalização, as quais estão suficientemente organizadas, para
servirem de base à ampliação do método, agora desenvolvido num modelo de ensino a
distância mediada por tecnologias da informação e comunicação. In this paper, it's investigated about the contributions of Knowledge Organization Systems on the retrieval of informations published in a interdiscipline's of Degree in E-Learning Music UFRGS and Partner Universities - PROLICENMUS, which occurred between 2008 and 2012. The object of study is the interdiscipline (ID) Musicalization, which was based on the MAaV method (COELHO, 1991; 2005) and was the first of four other IDs, Axis Musical Structuring. Musicalization not only contributed to the initial training of students, as has permeated all other IDs. Recover nimbly the knowledge taught it is of great value to a possible new offer of the course. In this context, the first chapter of this dissertation outlines a brief history from the origin of the MAaV to Musicalization ID, and deals with the Knowledge Organization System and it's theories. The second chapter is, first, data collection and analysis of the Musicalization ID Study Units; the second time, compares the database collected front the literature of Musicalization more indicated by the notices of public institutions of music education; and, third, it deals with the presentation of data in categories by the studied systems. In this second chapter, there is three products obtained: a list of the issues collected in the summary table of the MAaV and the Musicalization study units analyzed (LATC); a comparative table between those subjects and offered by specialized bibliography (QCAA); and a navigational map, summarizing the issues (Musicalization contents) raised in the previous steps (MNCM). The third part deals with the presentation of data in categories by the studied systems. The last chapter presents a tool based on the first chapter review and at the same time contains second data (FRCM), to help the teacher in his task of organizing and systematic proposition of relevant content to musicalizacion phase, supported by MAaV, over a process of E-learning mediated by TICs. It follows that the MAaV provides a reliable and consistent set of information relating to music education process, which are sufficiently organized, as a basis for the expansion of the method now developed a teaching model the distance mediated by information technology and communication. |
Palavras-chave: | Musicalização de Adultos Sistemas de Organização do Conhecimento Educação Musical a Distância |
CNPq: | 7.08.07.01-9 Educação de Adultos |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | PPGMUS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34182 |
Data do documento: | 8-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_ATOLINI_Rafael.pdf | 120,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.