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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34186
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Leticia Marques dos-
dc.contributor.authorDantas, Jennifer de Santana-
dc.creatorDantas, Jennifer de Santana-
dc.date.accessioned2021-09-08T20:22:57Z-
dc.date.issued2021-09-08-
dc.date.submitted2020-10-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34186-
dc.description.abstractApesar do crescente esforço da comunidade cientifica em caracterizar as alterações auditivas decorrentes da Síndrome Congênita do ZIKV (SCZV), ainda são escassos estudos sobre o desenvolvimento das habilidades auditivas dessas crianças, sendo que a maioria dos estudos na área priorizam a avaliação da perda auditiva, desconsiderando aspectos comportamentais. Parte da dificuldade de avaliar as habilidades auditivas nos primeiros anos de vida está relacionada à carência de instrumentos formais, factíveis e rápidos para identificação de alterações tão complexas em crianças pequenas. Sendo assim, este trabalho investigou a prevalência de alteração das habilidades auditivas e os possíveis fatores sociais, ambientais e biológicos associados à essas alterações. Inicialmente, realizou-se uma revisão não-sistemática da literatura acerca da disponibilidade de instrumentos de identificação de alteração/atraso do desenvolvimento das habilidades auditivas em bebês. Observou-se que a Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil III, na parte do domínio de linguagem receptiva, apresentou provas de avaliação próximas das recomendadas pelo exame padrão ouro de avaliação das habilidades auditivas. Seguiu-se então com o estudo transversal com 144 crianças com SCZV participantes do projeto Desenvolvimento Infantil na Comunidade (DICa), estimando as prevalências de alterações nas habilidades de: atenção, localização, atenção seletiva e reconhecimento sonoro, a partir da utilização das provas dispostas na subescala linguagem receptiva na Escala Bayley III. Encontrou-se que as crianças com SCZV apresentaram prevalência de 63,9% de alteração na habilidade auditiva de reconhecimento, também foi observado que a aquisição das habilidades mais complexas estava mais comprometida, revelando um possível atraso no desenvolvimento da função auditiva dessas crianças. Observou-se associação entre alteração de habilidades auditivas com menor escolaridade materna, e inadequada organização do ambiente familiar e de disponibilidade de brinquedos. Além disso, encontrou-se que, dentre as alterações neuroanatômicas mais frequentes na SCZV, a ventriculomegalia apresentou associações mais fortes com a ocorrência de alterações das habilidades auditivas. Por fim, considerando que experiências auditivas têm papel importante no desenvolvimento infantil, os resultados desse estudo reforçam a importância e necessidade de políticas públicas voltadas para identificação precoce e monitoramento do desenvolvimento da função auditiva das crianças com SCZV.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectInfecção por Zika víruspt_BR
dc.subjectTranstornos da Audiçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectFatores de Riscopt_BR
dc.subjectTestes Auditivospt_BR
dc.titleDesempenho das habilidades auditivas em crianças com síndrome congênita do Zika vírus.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.liftdate10000-01-01-
dc.contributor.refereesSantos, Darci Neves dos-
dc.contributor.refereesLopes, Márcia da Silva-
dc.publisher.departamentInstituto de Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

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