Tipo: | Tese |
Título: | Quatro ensaios sobre uma tese: entre o circo e o butô, erro e errância em processos de criação e ensino-aprendizagem nas artes da cena |
Autor(es): | Borges, Cecilia de Almeida |
Autor(es): | Borges, Cecilia de Almeida |
Abstract: | Ensaio como método da linguagem teatral de investigar, criar, escolher e conhecer processos estéticos. Ensaio também como forma de organizar pensamentos e experiências criativas pessoais e compartilhadas com estudantes da graduação em artes cênicas da UnB (Universidade de Brasília), onde sou professora efetiva desde 2010. São quatro ensaios sobre uma hipótese: as noções de erro e errância podem contribuir para a atuação, seja em processos de ensino-aprendizagem ou no âmbito profissional das artes cênicas? No primeiro ensaio, falo sobre minha experiência com a trupe brasiliense Circo Udi Grudi dialogando com a noção de erro na comicidade. No segundo ensaio, exploro a noção de errância no contexto do butô. No terceiro, trago as noções de erro e errância para processos de ensino-aprendizagem nas artes cênicas. O quarto ensaio é um relato reflexivo sobre processos criativos pessoais atravessados por ambas noções durante o período da pesquisa. |
Palavras-chave: | circo; butô; ensino-aprendizagem; erro; errância |
CNPq: | Linguística, Letras e Artes |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | PPGAC/UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34213 |
Data do documento: | 10-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC)
|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.