Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Martins, Márcio André Fernandes | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Rosana de Almeida | - |
dc.creator | Nascimento, Rosana de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T14:44:58Z | - |
dc.date.available | 2021-09-13T14:44:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-13 | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.other | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34234 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho busca avaliar quesitos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem para melhoria da qualidade no ensino de engenharia de controle e automação. Inicialmente são analisados os resultados
do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) para os cursos de engenharia de controle e automação do Brasil, a fim de identificar deficiências sistêmicas nos cursos que possam indicar direções para o trabalho de melhoria. Essa vertente da engenharia foi escolhida em virtude do cenário recente de integração de tecnologias habilitadoras nas linhas de produção de processos contínuos e discretos, o chamado advento Indústria 4.0. As análises estatísticas dos dados revelaram que não há diferença no desempenho dos cursos do Brasil, mesmo aqueles intitulados de excelência pelo conceito 5 obtido no exame. Além disso, os resultados sugerem deficiências como a dissociação entre teoria e prática, lacunas de aprendizagem no ciclo básico e a dificuldade de abordar os conteúdos técnicos no contexto social e da engenharia. De onde conclui-se que a utilização das chamadas metodologias ativascooperativas se apresenta como uma solução em potencial para as carências apontadas. Para entender
melhor sobre a utilização dessas metodologias, é feito um levantamento bibliográfico de trabalhos que abordam desafios e limitações da sua utilização, a partir dos quais são construídos argumentos a favor
da adoção de uma abordagem mista nos cursos, considerando desde o modelo mais clássico até os métodos pedagógicos que legam maior autonomia ao aluno em seu processo de aprendizagem. Esses
argumentos são construídos a partir de elementos como a estrutura cognitiva humana, os objetivos educacionais e os estilos de aprendizagem, e trazem reflexões quanto à rigidez na escolha das abordagens em sala. Com a identificação de uma proposta de reforma do ensino na engenharia usando
estratégias mistas, a última parte do trabalho chama a atenção para elementos coadjuvantes a essas estratégias utilizadas em sala, componentes da matriz complexa envolvida no processo de ensinoaprendizagem. A cultura organizacional, o currículo do curso, a afiliação do estudante, a capacitação do professor e os programas de avaliação são explorados de modo a trazer o contexto de cada um desses
tópicos na engenharia, e por fim ações são propostas para os cursos de controle e automação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cursos de engenharia | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Abordagem mista de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Elementos intervencionistas ao processo de ensino-aprendizagem para melhoria da qualidade dos cursos de engenharia de controle e automação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Silva Júnior, Milton Ferreira da | - |
dc.contributor.referees | Kalid, Ricardo de Araújo | - |
dc.contributor.referees | Martins, Márcio André Fernandes | - |
dc.publisher.departament | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado MEPLIM (PEI)
|