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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34234
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Márcio André Fernandes-
dc.contributor.authorNascimento, Rosana de Almeida-
dc.creatorNascimento, Rosana de Almeida-
dc.date.accessioned2021-09-13T14:44:58Z-
dc.date.available2021-09-13T14:44:58Z-
dc.date.issued2021-09-13-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34234-
dc.description.abstractEste trabalho busca avaliar quesitos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem para melhoria da qualidade no ensino de engenharia de controle e automação. Inicialmente são analisados os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) para os cursos de engenharia de controle e automação do Brasil, a fim de identificar deficiências sistêmicas nos cursos que possam indicar direções para o trabalho de melhoria. Essa vertente da engenharia foi escolhida em virtude do cenário recente de integração de tecnologias habilitadoras nas linhas de produção de processos contínuos e discretos, o chamado advento Indústria 4.0. As análises estatísticas dos dados revelaram que não há diferença no desempenho dos cursos do Brasil, mesmo aqueles intitulados de excelência pelo conceito 5 obtido no exame. Além disso, os resultados sugerem deficiências como a dissociação entre teoria e prática, lacunas de aprendizagem no ciclo básico e a dificuldade de abordar os conteúdos técnicos no contexto social e da engenharia. De onde conclui-se que a utilização das chamadas metodologias ativascooperativas se apresenta como uma solução em potencial para as carências apontadas. Para entender melhor sobre a utilização dessas metodologias, é feito um levantamento bibliográfico de trabalhos que abordam desafios e limitações da sua utilização, a partir dos quais são construídos argumentos a favor da adoção de uma abordagem mista nos cursos, considerando desde o modelo mais clássico até os métodos pedagógicos que legam maior autonomia ao aluno em seu processo de aprendizagem. Esses argumentos são construídos a partir de elementos como a estrutura cognitiva humana, os objetivos educacionais e os estilos de aprendizagem, e trazem reflexões quanto à rigidez na escolha das abordagens em sala. Com a identificação de uma proposta de reforma do ensino na engenharia usando estratégias mistas, a última parte do trabalho chama a atenção para elementos coadjuvantes a essas estratégias utilizadas em sala, componentes da matriz complexa envolvida no processo de ensinoaprendizagem. A cultura organizacional, o currículo do curso, a afiliação do estudante, a capacitação do professor e os programas de avaliação são explorados de modo a trazer o contexto de cada um desses tópicos na engenharia, e por fim ações são propostas para os cursos de controle e automação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCursos de engenhariapt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectAbordagem mista de ensinopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleElementos intervencionistas ao processo de ensino-aprendizagem para melhoria da qualidade dos cursos de engenharia de controle e automaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva Júnior, Milton Ferreira da-
dc.contributor.refereesKalid, Ricardo de Araújo-
dc.contributor.refereesMartins, Márcio André Fernandes-
dc.publisher.departamentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado MEPLIM (PEI)

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