Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34270
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Uilma Rodrigues de-
dc.contributor.authorSantos, Alice Araújo-
dc.creatorSantos, Alice Araújo-
dc.date.accessioned2021-09-27T16:33:14Z-
dc.date.available2021-09-27T16:33:14Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34270-
dc.description.abstractO presente trabalho procura analisar a realidade do trabalho dos pedagogos em formação no contexto da prática de estágio não curriculares. Parte-se de uma breve análise histórica do mundo do trabalho, assim como as transformações geradas a partir da reestruturação produtiva e a crise estrutural do trabalho no que diz respeito à precarização e as suas formas de exploração até o contexto atual. Há um breve histórico do estágio, sua origem e seus conceitos, tendo em vista a sua importância para a formação do pedagogo, sendo apresentados os aspectos legais, onde ficam identificadas as modificações ocorridas na legislação de estágio até atualidade. Para ajudar na compreensão da evolução do significado de estagio hoje, foi elaborada uma comparação em forma de esquema entre a antiga e a nova lei de estágios e os seus principais pontos de divergência. Assim é abordado à questão dos estágios, como forma de precarização e condição material para uma nova forma de exploração do trabalho e flexibilização das leis trabalhistas. Para concluir, é apresentado os resultados da pesquisa feita para demonstrar a realidade do estágio no curso de pedagogia da UFBA/FACED.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This paper analyzes the reality of the work of pedagogues in training in the context of non curricular training practice. It starts with a brief historical analysis of the world of work, as well as the transformations generated from the productive restructuring and structural crisis of labor regarding instability and its forms of exploitation to the current context. There is a brief history of the training, its origin and concepts, keeping in mind its importance for the formation of the pedagogue, presenting the legal aspects, where it is identified the changes made to the training legislation until today. To help understanding the evolution of the meaning of training nowadays a comparison was elaborated as an outline between the old and the new training laws and their main divergent points. This way the training issues are approached, as a way of instability and material condition to a new form of labor exploitation and flexibilization of labor laws. To conclude, the results of the research done are presented to demonstrate the reality of training in the Pedagogy course ate UFBA / FACED.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectRealidadept_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectRealitypt_BR
dc.titleEstágio não curricular no curso de pedagogia da UFBA, uma experiência de aprendizagem no trabalho?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMatos, Uilma Rodrigues de-
dc.contributor.refereesSilva Filho, Penildon-
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALICE ARAUJO SANTOS.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.