Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lühning, Angela Elizabeth | - |
dc.contributor.author | Gutiérrez Peláez, Catalina | - |
dc.creator | Gutiérrez Peláez, Catalina | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-04T11:50:23Z | - |
dc.date.available | 2021-10-04T11:50:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-10 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34306 | - |
dc.description.abstract | O seguinte texto é o resultado de um processo que vem de tempo atrás, de muito antes do ingresso da pesquisadora no programa acadêmico que permitiu seu desenvolvimento, surgido
das inquietudes de uma musicista ambulante (a pesquisadora) a respeito do seu papel na
sociedade e tem como objetivo registrar a existência e demonstrar a importância destes
personagens na história. Trata-se de uma etnografia feita com um grupo de treze musicistas
ambulantes (dentre eles, a pesquisadora), que passaram (a maioria deles) pela cidade de
Salvador-Bahia durante a temporada de 2018-2020. Narra a história dos musicistas
ambulantes desde quando sua existência ficou registrada pela primeira vez, no século IX, na
Europa Medieval até os tempos modernos, na América Latina. Discute várias temáticas
(Espaço público, Trabalho, Arte de Rua,...) e conceitos (Música, Cultura, Folclore,
Popular,...), considerados importantes e interessantes por contornarem os indivíduos e
caracterizarem o ofício. Dialoga com autores acadêmicos reconhecidos e respeitados de várias
origens, mas, também, com os interlocutores da pesquisa (musicistas ambulantes latino-
americanos) e com outras fontes variadas (tradição oral, placas, museus, guias turísticos,...).
Fornece dados estatísticos (horários, rotinas, cenários, salário, público atingido, repertório,
entre outros) a respeito da experiência pessoal da pesquisadora exercendo como musicista
ambulante na cidade de Salvador e diversos outros lugares, e das experiências de outros nove
musicistas na mesma cidade e conclui entre outras coisas, que os musicistas ambulantes
defendem uma posição marginal perante o sistema capitalista. Finalmente, deixa algumas
considerações, mas, principalmente, chama a atenção e gera curiosidade para o
aprofundamento de vários dentre os temas discutidos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The following text is the result of a process that I have seen from time to time, since so much
before the entrance of the researcher to the academic program that allowed its development,
concerns arose from an itinerant musician (researcher) in respect of her role in the society, and
subject as an objective, register the existence and show the importance of these people in
history. It is about an ethnography which has been done with a group of thirteen itinerant
musicians (one of them, a researcher), who was (a majority of them) to the city of Salvador of
Bahia during the 2018-2020 season. It tells the story of two itinerant musicians, since their
existence was registered for the first time, I do not know IX in medieval Europe at the modern
times in Latin America. It discusses several themes (Public space, Work, Street art,...) and
concepts (Music, Culture, Folklore, Popular,...), considered important and interesting because
they outline individuals and characterize the trade. Dialogue with recognized and respected
academic authors from various origins, but also as interlocutors of research (Latin-American
itinerant musician) and with other varied sources (oral tradition, plates, museums, tourist
guides). Provides statistic data (hours, routines, stages, salary, target audience, repertoire) in
respect of the personal experience of the researcher exercising as an itinerant musician born in
the city of Salvador-Bahia, and other diverse places, the experiences of other nine musicians
in the same city, and concludes, among other things, that street musicians defend a marginal
position about the capitalist system. Finally, give some considerations more, but mainly, catch
the attention and generate curiosity to delve into several of the topics discussed. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música. | pt_BR |
dc.subject | Musicistas Ambulantes | pt_BR |
dc.subject | Musicistas de Rua | pt_BR |
dc.subject | Juglares | pt_BR |
dc.subject | Espaço Público | pt_BR |
dc.title | MUSICISTAS AMBULANTES EM SALVADOR E OUTROS LUGARES DA AMÉRICA LATINA: PRÁTICAS MUSICAIS, ESTRATÉGIAS E IMPORTÂNCIA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Montoya Uriarte, Urpi | - |
dc.contributor.referees | Pires de Sá Requião, Luciana | - |
dc.publisher.departament | Escola de Música | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Etnomusicologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Antropología | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
|