Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.authorCorreia, Greice Morais-
dc.creatorCorreia, Greice Morais-
dc.date.accessioned2021-10-06T13:01:38Z-
dc.date.available2021-10-06T13:01:38Z-
dc.date.issued2021-10-06-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34312-
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou conhecer atual inclusão dos alunos com deficiência visual nas Instituições de Ensino Superior. E o como esta sem se organizado, para garantir o acesso e a permanência desses alunos nas instituições. Portanto, foram selecionadas três instituições de ensino superior da rede publica em Salvador, que oferecem serviços de apoio aos estudantes com deficiência visual. Foi utilizado uma entrevista semi estruturada, apresentando questões abertas e fechadas, com intuito de conhecer o funcionamento organizacional e educacional dos serviços de apoio das instituições. O referencial teórico utilizado, para esta pesquisa foram Como referencial teórico os estudos realizados por Netto (2011), Mansini (1993), Mantoan (2006) Mazzotta(2005), Miranda (2007), Caido (2003) Rocha (2007) e demais pesquisas realizadas sobre a deficiência visual no ensino superior. Durante a realização de todo trabalho, e com os resultados obtidos, foi constatado que estas instituições nãos estão devidamente preparada para atender esses alunos com deficiência visual nas Instituições de Ensino, e essas que possui um serviço de apoio para garantir a estes estudantes uma inclusão de qualidade, encontram dificuldades para exercer sua função.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino superior.pt_BR
dc.titleA inclusão do aluno com deficiência visual no ensino superior e os núcleos de apoio.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.refereesGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.refereesGalvão Filho, Teófilo Alves-
dc.contributor.refereesLuna, Cristiane Freitas-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA / FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR E OS NÚCLEOS DE APOIO.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.