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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34357
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Viva OSBA: um olhar sobre o protagonismo da orquestra a partir da mediação cultural e da informação musical no cineconcerto
Autor(es): Silva, Cecília Nascimento da
Autor(es): Silva, Cecília Nascimento da
Abstract: A música é uma prática social considerada nesta pesquisa como uma relevante fonte de informação, que pode auxiliar na formação cognitiva, cultural e profissional dos sujeitos. Além disso, a música também pode ser um importante recurso no processo de criação de estratégias e democratização do acesso à cultura. Neste contexto, este estudo teve como objetivos identificar e analisar as estratégias utilizadas pelo maestro Carlos Prazeres, no espetáculo Cineconcerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), para realizar o processo de mediação cultural e contribuir para a disseminação da informação musical durante o espetáculo. Busquei ainda, identificar a relevância da atuação do/a bibliotecário/a na intensificação do processo de acesso e apropriação da informação realizada pelo maestro. Os referenciais teórico e empírico estão baseados nos aspectos conceituais de mediação cultural, de mediação da informação, de práticas orquestrais e de regência. Quanto à metodologia, a pesquisa se caracteriza como descritiva, tendo como método o estudo de caso, sendo o sujeito de investigação a OSBA. Para o processo de coleta de dados foram adotadas as seguintes técnicas: entrevista com o maestro Carlos Prazeres; aplicação de questionário com o público do Cineconcerto e observação direta da relação entre o maestro e o público. A partir da análise dos dados coletados, constatei que a regência do maestro Carlos Prazeres no Cineconcerto se configura como uma ação consciente de mediação cultural que favorece o acesso à informação musical e possibilita a apropriação da informação e dos bens culturais por parte do público. Os dados também evidenciaram que a interferência do maestro tem contribuído para despertar o gosto do público pela música clássica e os aproximar da Orquestra. Por fim, concluo que a área cultural é um ambiente propício para atuação do/a bibliotecário/a enquanto mediador cultural e da informação que contribui para potencializar as ações desenvolvidas pelos demais agentes culturais.
Music is a social practice approached in this reserach as an important informational source that may be of help to cognitive, cultural and professional formation of subjects. Furthermore, music can also be an important resource in processes of strategies creation and democratization of cultural access. In this context, this study’s objectives are to identify and to analyze the strategies used by maestro Carlos Prazeres, in the spectacle Cineconcerto of Symphonic Orchestra of Bahia (OSBA), to realize the proccess of cultural mediation and to contribute for the spread of musical information during the spectacle. It is also part of this research to identify the relevance of the librarian in the intensification of the proccess of accessing and apropriating of information realized by the maestro. Theoretical and empirical referential are based on conceptual aspects of cultural mediation, informational mediation and practice of orchestra and regency. In matters of methodology, this research is characterized as explanatory, using case study as method, and having the OSBA as subject of investigation. For the data collection, this research used the following techniques: intervie with maestro Carlos Prazeres; application of a questionary with Cineconcerto’s audience and direct observation of the relationship between the maestro and the audience. I observed, through the analysis of collected data, that Carlos Prazeres’ regency in the spectacle Cineconcerto is a conscient action of cultural mediation that boosts the access to musical information and allows the apropriation of the information and the cultural goods by the audience. The data also highlighted that the maestro’s interference contributes for a bloom of the audience’s taste for classical music and to make them feel closer of the Orchestra. Finally, I come to the conclusion that the cultural area is an environment favorable for the librarian’s action as a cultural mediator and of the information that contributes to potentialize the developed actions by many cultural agents.
Palavras-chave: Mediação cultural
Mediação da informação
Música
Orquestra Sinfônica da Bahia
Cineconcerto
Cultural mediation
Informational mediation
Music
Symphonic Orchestra of Bahia
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Instituto de Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34357
Data do documento: 14-Out-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Arquivologia (ICI)

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