Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Teixeira, Elder Sales | - |
dc.contributor.author | Freire Junior, Olival | - |
dc.contributor.author | El-Hani, Charbel Niño | - |
dc.creator | Teixeira, Elder Sales | - |
dc.creator | Freire Junior, Olival | - |
dc.creator | El-Hani, Charbel Niño | - |
dc.date.accessioned | 2011-10-21T11:58:28Z | - |
dc.date.available | 2011-10-21T11:58:28Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3435 | - |
dc.description | p.529-556 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre as concepções de estudantes de física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Brasil, acerca da natureza da ciência e sua transformação por uma abordagem contextual do ensino de física. Esta abordagem foi desenvolvida em uma disciplina que aborda a mecânica clássica tendo em conta as dimensões históricas e filosóficas da atividade científica. Para a coleta de dados, utilizamos o questionário VNOS-C e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram sistematizados por meio da construção de categorias baseadas nas respostas dos estudantes e, em seguida, foram submetidos a uma análise qualitativa. Os resultados apontaram para uma mudança significativa e favorável das concepções dos estudantes sobre a natureza da ciência em vários aspectos, a despeito da dificuldade observada de superação de algumas noções profundamente enraizadas em suas visões epistemológicas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESP | pt_BR |
dc.subject | Abordagem contextual | pt_BR |
dc.subject | Natureza da Ciência | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Contextual approach | pt_BR |
dc.subject | Nature of science | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | pt_BR |
dc.title | A influência de uma abordagem contextual sobre as concepções acerca da natureza da ciência de estudantes de física | pt_BR |
dc.title.alternative | Ciência & Educação (Bauru) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Bauru | pt_BR |
dc.identifier.number | v.15, n.3 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FIS)
|