Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Rios, Polianna Alves Andrade | - |
dc.contributor.author | Mota, Eduardo Luiz Andrade | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Luciano Nery | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Jefferson Paixão | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Vivian Mara | - |
dc.contributor.author | Souza, Bruna Silva de | - |
dc.creator | Rios, Polianna Alves Andrade | - |
dc.creator | Mota, Eduardo Luiz Andrade | - |
dc.creator | Ferreira, Luciano Nery | - |
dc.creator | Cardoso, Jefferson Paixão | - |
dc.creator | Ribeiro, Vivian Mara | - |
dc.creator | Souza, Bruna Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-26T19:52:21Z | - |
dc.date.available | 2021-10-26T19:52:21Z | - |
dc.date.issued | 2020-03 | - |
dc.identifier.issn | 1678-4561 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34411 | - |
dc.description.abstract | O estudo teve por objetivo identificar fatores associados ao envolvimento em acidentes de trânsito (AT) entre condutores de veículos. Para isso, realizou-se inquérito domiciliar na cidade de Jequié, Bahia, em 2013, com 1.406 condutores. Elaborou-se um modelo conceitual hierarquizado composto por quatro blocos de fatores de exposição, considerando as relações proximais-distais entre estes e o desfecho. Foi empregado modelo de regressão logística multinível para as estimativas de Razão de Chances (RC) e Intervalos de Confiança a 95% (IC95%). Observou-se maior chance de AT entre condutores de 15 a 29 anos (RC=3,15; IC95% 1,24-8,02); de cor da pele preta ou parda (RC=1,56; IC95% 1,03-2,35); motociclistas (RC=1,73; IC95% 1,15-2,60); com antecedentes de multa no trânsito (RC=1,75; IC95% 1,04-2,94); que referiram beber e dirigir (RC=1,68; IC95% 1,12-2,53) e usar telefone celular durante a condução (RC=1,63; IC95% 1,09-2,43). Os fatores proximais modificaram as medidas de associação das exposições dos níveis superiores do modelo hierarquizado, principalmente da variável sexo. Os resultados enfatizam os fatores comportamentais e ratificam o potencial de prevenção dos AT, em virtude da ocorrência de condições evitáveis associadas ao desfecho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Abrasco | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | https://www.scielo.br/j/csc/a/QF7kcZyHkKbZVx8rnQQ8dGf/?lang=pt | pt_BR |
dc.subject | Acidentes de Trânsito | pt_BR |
dc.subject | Inquéritos Epidemiológicos | pt_BR |
dc.subject | Fatores Epidemiológicos | pt_BR |
dc.subject | Condução de Veículo | pt_BR |
dc.title | Fatores associados a acidentes de trânsito entre condutores de veículos: achados de um estudo de base populacional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.identifier.number | Ciênc. Saúde Coletiva, v.25, n.3, p.943-955 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)
|