Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Peixoto, Elza Margarida de Mendonça | - |
dc.contributor.author | Vieira, Jaimilson Barros | - |
dc.creator | Vieira, Jaimilson Barros | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T13:50:55Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T13:50:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-20 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34592 | - |
dc.description.abstract | A política de desmonte do estado de direito vinha a todo vapor, em 2019, quando
começaram a ser divulgado os primeiros casos do Covid-19, em Wuhan, na China, que logo se
espalhou pelo mundo, o Sars-cov-2, conhecido como Coronavírus, que devido ao alto poder de
disseminação, rapidamente foi detectado em muitos países. O governo Bolsonaro repetiu a
política negacionista de Trump e colocou a economia acima das vidas, mesma política adotada pelo primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven. Este Trabalho de Conclusão de Curso de licenciatura em Educação Física tem por objeto a análise do V. 14 N. 30, de 2020 da Revista
Retratos da Escola, cujo Dossiê traz pesquisas que tomam como referência o Relatório Técnico realizado pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO)
da Universidade Federal de Minas Gerais, acerca das condições de trabalho docente por ocasião
da Pandemia de Coronavírus decretada pela Organização Mundial de Saúde – OMS em 11 de
março de 2020. Para a análise do Dossiê foram delimitadas as seguintes questões: quais foram as condições de trabalho dos professores da educação básica durante a pandemia? Como os/as professores/as da educação básica conseguiram desenvolver seu trabalho no ambiente doméstico em contexto pandêmico? Quais as principais dificuldades que os professores estão encontrando? Quais as principais denúncias que o Dossiê faz? Nosso objetivo geral será analisar o DOSSIÊ “Trabalho Docente em Tempos de Pandemia” (RETRATOS DA ESCOLA V. 14 N. 30, DE 2020) buscando nos depoimentos e levantamentos as principais respostas a que chegaram os professores acerca da sua própria experiência e das condições de trabalho e ensino da comunidade escolar. Os artigos do dossiê que foi por nós analisado, buscaram discutir
a situação dos professores e, sobre a situação dos mesmos na pandemia, pandemia está que obrigou diversos serviços a serem suspensos, inclusive a educação. Com base no Relatório Técnico Trabalho Docente em Tempos de Pandemia, os editores da revista Retratos da Escola, se propuseram ser o mais abrangente possível. Na composição do dossiê, selecionamos artigos que abordassem desde o trabalho e formação, as condições de trabalho em relação ao gênero, professores que lecionavam em escolas infantil e rural, docentes que lecionavam no ensino
especial e etc. A pesquisa ainda está em movimento e outros estudos poderão surgir, não pretendemos aqui encerrar o debate, pois a pandemia está no cotidiano de professores e alunos e suas dificuldades e necessidades continuam presentes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Condições de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Condições de formação | pt_BR |
dc.title | Condições de trabalho dos professores em tempos de pandemia: análise do dossiê retratos da escola - v. 14 n. 30, de 2020. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Peixoto, Elza Margarida de Mendonça | - |
dc.contributor.referees | Jesus, Janaina Rodrigues de | - |
dc.contributor.referees | Silva, Jaqueline Rodrigues da | - |
dc.contributor.referees | Santos, Yuri Carlos Costa dos | - |
dc.contributor.referees | Cristo, Claudiano da Hora de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|