Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPeixoto, Elza Margarida de Mendonça-
dc.contributor.authorVieira, Jaimilson Barros-
dc.creatorVieira, Jaimilson Barros-
dc.date.accessioned2021-12-14T13:50:55Z-
dc.date.available2021-12-14T13:50:55Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.date.submitted2021-11-20-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34592-
dc.description.abstractA política de desmonte do estado de direito vinha a todo vapor, em 2019, quando começaram a ser divulgado os primeiros casos do Covid-19, em Wuhan, na China, que logo se espalhou pelo mundo, o Sars-cov-2, conhecido como Coronavírus, que devido ao alto poder de disseminação, rapidamente foi detectado em muitos países. O governo Bolsonaro repetiu a política negacionista de Trump e colocou a economia acima das vidas, mesma política adotada pelo primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven. Este Trabalho de Conclusão de Curso de licenciatura em Educação Física tem por objeto a análise do V. 14 N. 30, de 2020 da Revista Retratos da Escola, cujo Dossiê traz pesquisas que tomam como referência o Relatório Técnico realizado pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) da Universidade Federal de Minas Gerais, acerca das condições de trabalho docente por ocasião da Pandemia de Coronavírus decretada pela Organização Mundial de Saúde – OMS em 11 de março de 2020. Para a análise do Dossiê foram delimitadas as seguintes questões: quais foram as condições de trabalho dos professores da educação básica durante a pandemia? Como os/as professores/as da educação básica conseguiram desenvolver seu trabalho no ambiente doméstico em contexto pandêmico? Quais as principais dificuldades que os professores estão encontrando? Quais as principais denúncias que o Dossiê faz? Nosso objetivo geral será analisar o DOSSIÊ “Trabalho Docente em Tempos de Pandemia” (RETRATOS DA ESCOLA V. 14 N. 30, DE 2020) buscando nos depoimentos e levantamentos as principais respostas a que chegaram os professores acerca da sua própria experiência e das condições de trabalho e ensino da comunidade escolar. Os artigos do dossiê que foi por nós analisado, buscaram discutir a situação dos professores e, sobre a situação dos mesmos na pandemia, pandemia está que obrigou diversos serviços a serem suspensos, inclusive a educação. Com base no Relatório Técnico Trabalho Docente em Tempos de Pandemia, os editores da revista Retratos da Escola, se propuseram ser o mais abrangente possível. Na composição do dossiê, selecionamos artigos que abordassem desde o trabalho e formação, as condições de trabalho em relação ao gênero, professores que lecionavam em escolas infantil e rural, docentes que lecionavam no ensino especial e etc. A pesquisa ainda está em movimento e outros estudos poderão surgir, não pretendemos aqui encerrar o debate, pois a pandemia está no cotidiano de professores e alunos e suas dificuldades e necessidades continuam presentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectCondições de trabalhopt_BR
dc.subjectCondições de formaçãopt_BR
dc.titleCondições de trabalho dos professores em tempos de pandemia: análise do dossiê retratos da escola - v. 14 n. 30, de 2020.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesPeixoto, Elza Margarida de Mendonça-
dc.contributor.refereesJesus, Janaina Rodrigues de-
dc.contributor.refereesSilva, Jaqueline Rodrigues da-
dc.contributor.refereesSantos, Yuri Carlos Costa dos-
dc.contributor.refereesCristo, Claudiano da Hora de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL DO TCC - JAIMILSON BARROS.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.