Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.author | Silva, Jamile Santos | - |
dc.creator | Silva, Jamile Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T14:28:54Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T14:28:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34600 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa visa levantar análises acerca da funcionalidade do livro didático
para a Educação de Jovens e Adultos se apresentado de maneira descontextualizada da
realidade dos educandos, sujeitos cheios de especificidades e experiências que vão para
além do ambiente escolar, bem como promover apreciações acerca da carga ideológica
embutida nesse material. Além disso, analisar o quadro atual dos livros didáticos para a
EJA, no que tange a elaboração e utilização desse instrumento em sala de aula, visando
também coletar dados sobre as concepções que educadores e educandos têm acerca das
abordagens feitas por tais recursos. Para tanto, foi necessário um levantamento teórico
acerca das propostas que alguns autores, como Vanilda Paiva (2003), Paulo Freire
(1967), Bárbara Freitag (1997), Osmar Fávero (2007) e Márcia Takeuchi (2005),
abarcam sobre o assunto; selecionou-se duas Escolas da Rede Municipal de Ensino de
Salvador, as quais oferecem a EJA, no intuito analisar, a partir de critérios préestabelecidos, os livros didáticos, adotados atualmente para o trabalho com essa
modalidade de ensino e compreender as concepções que os sujeitos do processo de
ensino-aprendizagem, têm em relação a esses materiais, no que se refere à sua aplicação
e abordagens. Foram realizadas a observação participante, a qual colocou o investigador
de frente com o contexto no qual está inserido o objeto de estudo e entrevistas abertas
com quatro professores (dois de cada instituição) e sete educandos. Os resultados
obtidos revelaram que o livro didático ainda desempenha grande peso na ação educativa
e muitas vezes é visto como verdade absoluta. A pesquisa mostrou, ainda, que no geral,
os livros analisados ainda se prendem aos padrões atuais de livros didáticos para a EJA,
cheios de limitações e incoerências. Se por um lado, ambos os materiais trazem algumas
propostas que podem ser consideradas como adequadas para essa modalidade de ensino,
por outro abarcam características que deixam muito a desejar e cada vez mais se
afastam da realidade desse público, não considerando suas especificidades. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Educadores e Educandos | pt_BR |
dc.subject | Especificidades | pt_BR |
dc.subject | Contextualização à Realidade | pt_BR |
dc.title | Livros didáticos para educação de jovens e adultos: um sonho que não serve ao sonhador | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|