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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34616
Tipo: Tese
Título: A Etnocenologia no Brasil e suas espetacularidades: encruzilhadas metodológicas e teóricas
Autor(es): SILVA, FILIPE DIAS DOS SANTOS
Autor(es): SILVA, FILIPE DIAS DOS SANTOS
Abstract: Este trabalho é, poeticamente, uma carta ao professor Armindo Bião, despachada na encruzilhada Etnocenologia da academia, da vida e da arte. Sua construção entrelaça a trajetória do autor – em suas perspectivas metodológicas e teóricas, artísticas e docentes – à produção epistemológica sobre a Etnocenologia no Brasil. Apresenta uma leitura particular do legado deixado por Bião, adotado como principal referência, a partir da qual são elaborados diálogos com distintos campos do saber, dentro e fora das Artes Cênicas. Coteja-se a produção teórica do Grupo de Trabalho (GT) de Etnocenologia na Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), entre os anos de 2008 e 2018, como reveladora de trilhas. Essa investigação descortina outras fontes bibliográficas, como teses, dissertações, artigos e ensaios publicados em periódicos e livros de norte a sul do Brasil. Percebe-se, assim, a necessidade de se pensar, tensionar, questionar e ampliar as principais noções teóricas e metodológicas da Etnocenologia no país, uma vez que esta perspectiva transdisciplinar adquiriu contornos próprios em solo brasileiro e anseia por novas trilhas no contexto da pesquisa em Artes Cênicas. A noção de encruzilhada, de Leda Maria Martins (1997), é adotada como fio condutor das reflexões que aqui se apresentam, distribuídas em quatro locus tangenciais: históricos, metodológicos, do corpo espetacular e das espetacularidades, cuja apreciação pode se dar na ordem em que se apresentam ou de modo independente. Reflete-se sobre o provável contexto histórico da Etnocenologia na esteira das etnociências, bem como da necessidade de se evidenciar a importância das discussões étnicas nos dias atuais. Examina-se o diálogo da Etnocenologia com a etnopesquisa crítica (MACEDO, 2010), a partir de cruzamentos preexistentes, e com a Prática Como Pesquisa (PCP), como um sintoma das pesquisas em Artes Cênicas no Brasil e no mundo. Busca-se esgarçar a noção de skène, de modo a compreender sua importância na identificação do campo de estudos da Etnocenologia, não mais contemplado pelas Práticas e Comportamentos Humanos Espetaculares Organizados. Entende-se, como encruzilhada epistemológica da Etnocenologia, os estudos das espetacularidades sob perspectivas culturais e estéticas. A noção de espetacularidade é percebida como principal operador de leitura da Etnocenologia, tendo seu desdobramento em três subconjuntos (substantivamente, adjetivamente e adverbialmente espetacular) – foco de uma análise pormenorizada – impondo-se sobre a noção de teatralidade.
Palavras-chave: Etnocenologia no Brasil
Encruzilhada
Espetacularidade
Epistemologia
CNPq: Artes Cênicas
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGAC - UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34616
Data do documento: 20-Dez-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

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A ETNOCENOLOGIA NO BRASIL E SUAS ESPETACULARIDADES - Encruzilhadas metodológicas e teóricas REPOSITÓRIO.pdf
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