Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Péricles Mendes da-
dc.date.accessioned2022-01-21T15:46:30Z-
dc.date.available2022-01-19-
dc.date.available2022-01-21T15:46:30Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34692-
dc.description.abstractThis thesis aims to expose the creative process of the research Epiphanies: interfaces for fictional landscapes. In this, photography is used as a mode of production and fictionalization of real space from the sensitive experience of being in it. Therefore, Jean-Marc Besse's (2014) concepts of psychogeography were applied in order to build a photographic scene that intersperses the natural landscape with objects created in a studio. Furthermore, Gaston Bachelard's ideas on topoanalysis are used in the construction of this work, as methods for the formation of works that reveal an intimate dialogue with the natural elements of the open landscape. These concepts, combined with an experience with the environment, made it possible to understand the displacements and walks through different places in Salvador and in other cities in the interior of Bahia, making it possible to understand photography as a mixed reality, a concept by Serge Tisseron, for whom the image photograph is interpenetrated by both an objective reality and fiction. Thus, this virtue was applied to compose a mise-en-scene in which the body's senses and the camera operate in the production of an imaginary world, and where phenomena and subjectivity are consubstantiated.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectRealidade mistapt_BR
dc.subjectPaisagem hodológicapt_BR
dc.subjectTopoanálisept_BR
dc.subjectPsicogeografiapt_BR
dc.titleEpifanias: interfaces para paisagens ficcionaispt_BR
dc.title.alternativeEpiphanies: interfaces to fictional landscapespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Gatti, Fábio-
dc.contributor.advisor1ID6010412814402366pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010412814402366pt_BR
dc.contributor.referee1Rangel, Sonia-
dc.contributor.referee1ID9378221023546868pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9378221023546868pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Wagner Souza-
dc.contributor.referee2ID5525304223166512pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5525304223166512pt_BR
dc.contributor.referee3Martinez Pimentel, Ludmila Cecilina-
dc.contributor.referee3ID0405549675782527pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0405549675782527pt_BR
dc.contributor.referee4Araújo Filho, José Mariano Klautau-
dc.contributor.referee4ID8786771910755876pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8786771910755876pt_BR
dc.contributor.referee5Gatti, Fábio-
dc.contributor.referee5ID6010412814402366pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010412814402366pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6468875547909107pt_BR
dc.description.resumoA presente tese visa a expor o processo criativo da pesquisa Epifanias: interfaces para paisagens ficcionais. Nesta, a fotografia é usada como um modo de produção e ficcionalização do espaço real a partir da experiência sensível de estar nele. Para tanto, os conceitos de psicogeografia de Jean-Marc Besse (2014) foram aplicados a fim de construir uma cena fotográfica que intercale a paisagem natural com objetos elaborados em ateliê. Ademais, as ideias de Gaston Bachelard sobre topoanálise são empregadas na construção desse trabalho, como métodos para a formação das obras que revelam um diálogo íntimo com os elementos naturais da paisagem aberta. Esses conceitos, aliados a uma vivência com o meio ambiente, possibilitou entender os deslocamentos e caminhadas por diferentes sítios em Salvador e em outras cidades do interior da Bahia, possibilitando compreender a fotografia como uma realidade mista, conceito de Serge Tisseron, para quem a imagem fotográfica é interpenetrada tanto por uma realidade objetiva quanto pela ficção. Desse modo, tal virtude foi aplicada para compor uma mise-en-scène na qual os sentidos do corpo e a câmera operam na produção de um mundo imaginário, e onde fenômenos e subjetividade são consubstanciados.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Epifanias_interfaces_periclesmendes.pdf19,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.