Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Silva, Péricles Mendes da | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-21T15:46:30Z | - |
dc.date.available | 2022-01-19 | - |
dc.date.available | 2022-01-21T15:46:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34692 | - |
dc.description.abstract | This thesis aims to expose the creative process of the research Epiphanies: interfaces for fictional landscapes. In this, photography is used as a mode of production and fictionalization of real space from the sensitive experience of being in it. Therefore, Jean-Marc Besse's (2014) concepts of psychogeography were applied in order to build a photographic scene that intersperses the natural landscape with objects created in a studio. Furthermore, Gaston Bachelard's ideas on topoanalysis are used in the construction of this work, as methods for the formation of works that reveal an intimate dialogue with the natural elements of the open landscape. These concepts, combined with an experience with the environment, made it possible to understand the displacements and walks through different places in Salvador and in other cities in the interior of Bahia, making it possible to understand photography as a mixed reality, a concept by Serge Tisseron, for whom the image photograph is interpenetrated by both an objective reality and fiction. Thus, this virtue was applied to compose a mise-en-scene in which the body's senses and the camera operate in the production of an imaginary world, and where phenomena and subjectivity are consubstantiated. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Realidade mista | pt_BR |
dc.subject | Paisagem hodológica | pt_BR |
dc.subject | Topoanálise | pt_BR |
dc.subject | Psicogeografia | pt_BR |
dc.title | Epifanias: interfaces para paisagens ficcionais | pt_BR |
dc.title.alternative | Epiphanies: interfaces to fictional landscapes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gatti, Fábio | - |
dc.contributor.advisor1ID | 6010412814402366 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6010412814402366 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rangel, Sonia | - |
dc.contributor.referee1ID | 9378221023546868 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9378221023546868 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Wagner Souza | - |
dc.contributor.referee2ID | 5525304223166512 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5525304223166512 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Martinez Pimentel, Ludmila Cecilina | - |
dc.contributor.referee3ID | 0405549675782527 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0405549675782527 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Araújo Filho, José Mariano Klautau | - |
dc.contributor.referee4ID | 8786771910755876 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8786771910755876 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Gatti, Fábio | - |
dc.contributor.referee5ID | 6010412814402366 | pt_BR |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/6010412814402366 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6468875547909107 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente tese visa a expor o processo criativo da pesquisa Epifanias: interfaces para paisagens ficcionais. Nesta, a fotografia é usada como um modo de produção e ficcionalização do espaço real a partir da experiência sensível de estar nele. Para tanto, os conceitos de psicogeografia de Jean-Marc Besse (2014) foram aplicados a fim de construir uma cena fotográfica que intercale a paisagem natural com objetos elaborados em ateliê. Ademais, as ideias de Gaston Bachelard sobre topoanálise são empregadas na construção desse trabalho, como métodos para a formação das obras que revelam um diálogo íntimo com os elementos naturais da paisagem aberta. Esses conceitos, aliados a uma vivência com o meio ambiente, possibilitou entender os deslocamentos e caminhadas por diferentes sítios em Salvador e em outras cidades do interior da Bahia, possibilitando compreender a fotografia como uma realidade mista, conceito de Serge Tisseron, para quem a imagem fotográfica é interpenetrada tanto por uma realidade objetiva quanto pela ficção. Desse modo, tal virtude foi aplicada para compor uma mise-en-scène na qual os sentidos do corpo e a câmera operam na produção de um mundo imaginário, e onde fenômenos e subjetividade são consubstanciados. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAV)
|