Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Viégas, Lygia de Sousa | - |
dc.contributor.author | Cunha, Janete Silva da | - |
dc.creator | Cunha, Janete Silva da | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-26T12:24:02Z | - |
dc.date.available | 2022-01-27 | - |
dc.date.available | 2022-01-26T12:24:02Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34705 | - |
dc.description.abstract | The objective of this academic work is to study the role of the school in the environment of deprivation of liberty, to determine how the institution of formal education provides that detainees have access to education, in the form of (EJA) Education for Young and Adults. It begins with a critical analysis of the official discourse, highlighting the concepts relating to prison education, present in the laws that regulate the dynamic school inside a prison. Then, it presents field research, which involved interviews with the director and deputy director of a school located within a complex criminal in the state of Bahia. From the material produced in the research, there are the difficulties faced by the school, in a centered punitive system incarceration, and poor execution of official discourse in practice. In this case, the study identifies the necessity for changes that allow the realization of the educational exercise as a path to be followed and the realization of the right of every citizen, be it private or not their liberty. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação prisional | pt_BR |
dc.subject | Papel da escola | pt_BR |
dc.subject | Young and adults education | pt_BR |
dc.subject | Prison education | pt_BR |
dc.subject | The role of school | pt_BR |
dc.title | O papel da escola dentro da penitenciária: discurso oficial e desafios práticos na perspectiva de educadores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Viégas, Lygia de Sousa | - |
dc.contributor.referees | Teles, Liliane Alves da Luz | - |
dc.contributor.referees | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Viégas , Lygia de Sousa Viégas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5379680745127068 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luz, Liliane Alves da | - |
dc.contributor.referee2 | Viégas, Lygia de Sousa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5379680745127068 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho acadêmico tem por objetivo estudar o papel da escola dentro de um ambiente de privação de liberdade, visando conhecer como essa instituição formal de educação possibilita que os detentos tenham acesso à educação, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, inicia com a análise crítica do discurso oficial, destacando as concepções referentes à educação prisional, presentes nas leis que normatizam a dinâmica escolar dentro de uma penitenciária. Em seguida, apresenta a pesquisa de campo, que envolveu entrevistas com a diretora e a vice-diretora de uma escola localizada dentro de um complexo penal no Estado da Bahia. A partir do material produzido na pesquisa, verificam-se as dificuldades enfrentadas pela escola, dentro de um sistema punitivo centrado no encarceramento, e a pouca efetivação do discurso oficial na prática. Nesse sentido, a pesquisa aponta a necessidade de mudanças que possibilitem a efetivação do exercício educacional como um caminho a ser seguido e a efetivação de um direito de todo e qualquer cidadão, esteja ele privado ou não de sua liberdade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|