Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Pereira, Luã de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-07T20:16:22Z | - |
dc.date.available | 2022-02-07T20:16:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34745 | - |
dc.description.abstract | This Final Conclusional Paper proposes the report of my journey and musical history, as well as the recording of my trajectory in the Professional Graduate Program in Music (PPGPROM) at the Federal University of Bahia. The work is justified for fulfilling the requisite for obtaining a Master of Music Degree in the area of Musical Creation and Interpretation and includes the Memorial, the Final Reports, the Article and the Final Product as results of the academic research developed at PPGPROM with the objective of composing new works for the piano repertoire based on Afro-Brazilian rhythm. In this way, the problem question was answered: How to expand the piano repertoire using elements pertinent to Afro-Brazilian music? Bibliographic its nature, the research was based on: Bloes (2006), Passos (2016), Rosa (2012), Bessa (2005), Andrade (1934), Gomes and Barros (2013), Tinhorão (1991; 1998), Sandroni (2001) Oliveira Pinto (2001), Scott (2019) among others. As a result, the investigation of the rhythmic peculiarities attributed to Afro-Brazilian music was carried out and the strategy for its application to the piano was developed, bringing relevant reflections on the popular manifestations addressed in the academic context. The work, built at the intersection of popular and classical music, includes unprecedented teaching material for musicians, music educators, students and the general public. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | trajetória acadêmica e profissional, ritmos afro-brasileiros, textura pianística | pt_BR |
dc.title | Ritmos afro-brasileiros e piano: composições, transcrições e arranjos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Konopleva, Ekaterina | - |
dc.contributor.advisor1ID | 0000-0003-4859-2773 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0277937295094172 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brandão, José Maurício Valle | - |
dc.contributor.referee1ID | 0000-0003-2775-1587 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5651151782101591 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gondim, Maria Thereza Pita | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5072080171235304 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Kato, Suzana | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0709188105301025 | pt_BR |
dc.creator.ID | 0000-0002-7236-2209 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2671504541388567 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão Final propõe o relato de minha caminhada e história musical, bem como o registro da minha trajetória no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Universidade Federal da Bahia. O trabalho justifica-se por cumprir o requisito para obtenção do grau de Mestre em Música na área de Criação e Interpretação Musical e contempla o Memorial, os Relatórios Finais, o Artigo e o Produto Final como resultados da pesquisa acadêmica desenvolvida no PPGPROM com objetivo de criar novas obras do repertório pianístico baseadas na rítmica afro-brasileira. Desta forma, foi respondida a questão-problema: Como ampliar o repertório pianístico com utilização dos elementos pertinentes à música afro-brasileira? De caráter bibliográfico, a pesquisa foi apoiada em: Bloes (2006), Passos (2016), Rosa (2012), Bessa (2005), Andrade (1934), Gomes e Barros (2013), Tinhorão (1991; 1998), Sandroni (2001) Oliveira Pinto (2001), Scott (2019) entre outros. Como resultado, foi realizada a investigação das peculiaridades rítmicas atribuídas à música afro- brasileira e desenvolvida a estratégia da sua aplicação ao piano, trazendo reflexões relevantes sobre manifestações populares abordadas no contexto acadêmico. O trabalho, construído na interseção de música popular e erudita, contempla um material didático inédito destinado aos músicos, educadores musicais, estudantes e público em geral. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM)
|