https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34771
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Mutismo seletivo: desafios e possibilidades |
Autor(es): | Fernandes, Carina Lomi |
Autor(es): | Fernandes, Carina Lomi |
Primeiro Orientador: | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes |
Resumo: | Este presente trabalho busca abordar literaturas com o objetivo de fomentar conhecimento sobre um subtipo de fobia social pouco divulgado que é o Mutismo Seletivo, recorrendo a análise da sua historicidade, para assim conhecer as suas principais causas, características e diagnósticos, citando ainda alguns tratamentos abordados por profissionais como terapeutas e psicólogos que em conjunto com a família e o professor se propõe a trazer melhores práticas para auxiliar essa criança no meio educativo. Além disso, se faz presente um esboço a cerca das analises dos conceitos de linguagem tratados por Piaget, Wallon e Vigotsky que tinham como um dos objetos de estudos a linguagem como ferramenta que pode auxiliar no processo de sociabilidade e interação com o meio, mostrando também a importância da linguagem oral, no contexto pedagógico, para o desenvolvimento da criança. As atuações do educador de forma mediada e embasada em orientações pedagógicas possibilitam a superação da criança com esse transtorno. |
Abstract: | This present work seeks to approach literature with the objective of promoting knowledge about a subtype of social phobia that is little known, which is Selective Mutism, using the analysis of its historicity, in order to know its main causes, characteristics and diagnoses, citing some treatments addressed. by professionals such as therapists and psychologists who, together with the family and the teacher, propose to bring best practices to help this child in the educational environment. In addition, an outline is presented about the analysis of the concepts of language treated by Piaget, Wallon and Vigotsky who had as one of the objects of study language as a tool that can help in the process of sociability and interaction with the environment, also showing the importance of oral language, in the pedagogical context, for the child's development. The educator's actions in a mediated way and based on pedagogical guidelines make it possible to overcome the child with this disorder. |
Palavras-chave: | Mutismo seletivo Mediação Linguagem oral Interação Criança Práticas pedagógicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34771 |
Data do documento: | 1-Abr-2013 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARINA LOMI FERNANDES.pdf | 328,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.