Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Arapiraca, Mary de Andrade | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Bruna Sacramento | - |
dc.creator | Monteiro, Bruna Sacramento | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T17:06:36Z | - |
dc.date.available | 2013 | - |
dc.date.available | 2022-02-16T17:06:36Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34775 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia, realizada com o objetivo de apresentar reflexões e discussões acerca de finalidades de se desenvolver atividades de reflexão fonológica e fonográfica a partir de textos da tradição oral, em especial as parlendas, no processo de alfabetização de crianças, foi desenvolvida a partir de um estudo de natureza teórico bibliográfica. Organizada em cinco capítulos, ela abrangeu: considerações acerca de estudos e pesquisas que tratam da polêmica e não consensual questão das relações entre desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica em crianças e seu sucesso na apropriação do sistema alfabético de escrita; reflexões sobre possibilidades de uso dos textos da tradição oral, na prática pedagógica em sala de aula, em especial das parlendas, para o desenvolvimento da consciência fonológica e sugestões de atividades que tenham como objetivo trabalhar diversas habilidades de consciência fonológica a partir de parlendas. Foi um exercício de pesquisa muito importante desencadeado para produção de trabalho de conclusão de curso, o qual deverá ser aprofundado na continuidade da minha vida profissional e em buscas acadêmicas posteriores em nível de pós-graduação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Metafonológico | pt_BR |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject | Sistema de escrita alfabética | pt_BR |
dc.subject | Textos da tradição oral | pt_BR |
dc.title | Relações entre a consciência fonológica e processos de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Arapiraca, Mary de Andrade | - |
dc.contributor.referees | Almeida, Risonete Lima de | - |
dc.contributor.referees | Farias, Ana Cristina Santos | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Arapiraca, Mary de Andrade | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2034055282172519 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Risonete Lima de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1055126602926153 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Farias, Ana Cristina Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5819077408282135 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia, realizada com o objetivo de apresentar reflexões e discussões acerca de finalidades de se desenvolver atividades de reflexão fonológica e fonográfica a partir de textos da tradição oral, em especial as parlendas, no processo de alfabetização de crianças, foi desenvolvida a partir de um estudo de natureza teórico bibliográfica. Organizada em cinco capítulos, ela abrangeu: considerações acerca de estudos e pesquisas que tratam da polêmica e não consensual questão das relações entre desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica em crianças e seu sucesso na apropriação do sistema alfabético de escrita; reflexões sobre possibilidades de uso dos textos da tradição oral, na prática pedagógica em sala de aula, em especial das parlendas, para o desenvolvimento da consciência fonológica e sugestões de atividades que tenham como objetivo trabalhar diversas habilidades de consciência fonológica a partir de parlendas. Foi um exercício de pesquisa muito importante desencadeado para produção de trabalho de conclusão de curso, o qual deverá ser aprofundado na continuidade da minha vida profissional e em buscas acadêmicas posteriores em nível de pós-graduação. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|