Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Oliveira, Naidi Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T17:23:54Z | - |
dc.date.available | 2013 | - |
dc.date.available | 2022-02-16T17:23:54Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34776 | - |
dc.description.abstract | This monograph "Teaching arts in the early grades: the need of qualified teacher" is the result of a research project that has as its main objective to discuss the limits of teaching arts in the initial grades caused by the absence of the Arts teacher at school to perform this function. Methodologically, the
search was characterized as documentary and bibliographic qualitative.The subject of investigation was the absence of the art educator in the initial grades, that was analyzed from a socio-historical materiality, guided by the following research question: Being the arts education essential for the training of students in the early grades, which limits can result from the lack of qualified teachers to
work with the arts at this stage of schooling? To answer that question as well as theoretical studies, I performed field research in documents of the secretary of education, in Salvador. The data was analyzed and systematized in a principled way composing the monographic record that consisted of introduction, three chapters and final remarks. All chapters have been fundamental to understand
the investigated object. We believe that still today, it is clear that the neglect of Arts Education discipline is handled by students and teachers from other areas, this lack of knowledge of the need of art education is enhanced by the lack of public policies that actually, recognize the place of teaching art in basic education. Thus, with this study, I tried to discuss the need of the art educator in
elementary school from the early grades as a way to fill the epistemological gaps in the arts area. Therefore, I conclude this research with the feeling that it takes hard work, a lot of struggle, if we, educators and art educators, want to advance the construction of a truly comprehensive education of quality. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Arte | pt_BR |
dc.subject | Séries Iniciais | pt_BR |
dc.subject | Arte-educador | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal | pt_BR |
dc.title | Artes nas series iniciais: a necessidade do professor qualificado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Rilmar Lopes da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9058431077776565 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Rilmar Lopes da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9058431077776565 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6685781104871884 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia “Ensino de artes nas séries iniciais: a necessidade do professor qualificado” é resultado de um projeto de pesquisa que teve como objetivo principal discutir os limites no Ensino de Artes nas séries iniciais ocasionados pela ausência do Arte-educador na escola para o exercício desta função. Metodologicamente a pesquisa se caracterizou enquanto documental e bibliográfica de caráter qualitativo. O objeto investigado foi a ausência do arteeducador nas séries iniciais que foi analisado a partir de sua materialidade histórico-social, norteado pela seguinte pergunta de pesquisa: Sendo o ensino de artes algo essencial para a formação dos alunos das séries iniciais, que limitações podem resultar da falta de professor qualificado para o trabalho em artes, nesta etapa da formação escolar? Para responder tal pergunta realizei além de estudos teóricos, pesquisa de campo em documentos da secretaria de educação do município de Salvador. Os dados foram analisados e sistematizados de maneira fundamentada compondo o registro monográfico que se constituiu de introdução, três capítulos e considerações finais. Todos os capítulos foram fundamentais para compreender o objeto investigado. Consideramos que ainda, na atualidade, é evidente o descaso com que a disciplina Ensino de Artes é tratada pelos discentes e docentes de outras áreas, esta falta de conhecimento sobre a necessidade do ensino de arte é reforçada pela falta de políticas públicas que, de fato, reconheça o lugar o ensino de arte na educação. Assim, com esse trabalho procurei discutir a
necessidade do arte-educador no ensino fundamental desde as séries iniciais, como forma de preencher lacunas epistemológicas da área de artes. Portanto, concluo esta pesquisa com a sensação de que é preciso muito trabalho, muita luta, se quisermos, nós educadores e arte-educadores, avançarmos na construção de uma educação integral e verdadeiramente de qualidade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|