Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues , Débora Cristina Paes Landim de Almeida-
dc.date.accessioned2022-02-17T14:22:38Z-
dc.date.available2022-02-17T14:22:38Z-
dc.date.issued2021-10-28-
dc.identifier.citationRodrigues, Débora Cristina Paes Landim de Almeida. Agora eu era, agora eu sou: poética de encenação com crianças performadoras, 273 f.: il. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34794-
dc.description.abstract“Now I was, now I am: the poetics of staging with the performing children” is an interdisciplinary and a multi-referential study in different levels of investigation it focuses on efforts to understand, reveal, resignify, and investigate through the poetic-reflective way, procedures and principles that generate creation which, based on the experience lived, show themselves to be important for doing theater with and for children, an activity that the researcher-educator-artist develops over a 25-year journey: from 1995 to 2020. In this sense, this thesis acquires characteristics of participatory research, with the researcher inserted in the field of her object of investigation. In tracing the proposed poetics of staging,it shows as specific objectives the elaboration of meanings about the subject-children in the psycho-bio physical-cultural dimensions; about art and imagination; and it presents and investigates scenic creation processes with and for children. The spaces-territories of the poetic experiences are analyzed and, in differentiated circumstances, constituted the methodological itinerary, namely: The Vila Velha Theater, the Art Education Center Hora da Criança; the Research Center Moinhos Giros of Art, Culture, and Communication; and the theater group Companhia Novos Novos, the poetic object of the research in the investigation of scenic creative processes with children on stage and in the audience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro Infantojuvenil; Processos artístico-educativos; Imaginação; Pedagogia de Encenação; Emancipação; Jogo.pt_BR
dc.subjectChildren’s Theater; Artistic-Educational Processes; Imagination; Staging Pedagogy; Emancipation; Game.pt_BR
dc.subjectThéâtre pour enfants et jeunes; Processus artistique-éducatif; Imagination; Pédagogie de la mise en scène; Émancipation; Jeu.pt_BR
dc.titleAgora eu era, agora eu sou: Poética de encenação com crianças performadoraspt_BR
dc.title.alternativeNow I was, now I am: the poetics of staging with the performing childrenpt_BR
dc.title.alternativeMaintenant je l'étais, maintenant je le suis: poétique de la mise en scène avec des enfants artistes-interprètespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
dc.contributor.advisor1Marfuz, Luiz César Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5682367415468201pt_BR
dc.contributor.referee1Rangel, Sonia Lucia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9378221023546868pt_BR
dc.contributor.referee2Brandão, Ana Elisabeth Simões-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2953752794375976pt_BR
dc.contributor.referee3Cidreira, Renata Pitombo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005557247744604pt_BR
dc.contributor.referee4Alcântara, Paulo Henrique Correia-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1921000319804260pt_BR
dc.creator.IDCPF 687.172.455-91pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7638220167329370pt_BR
dc.description.resumo“Agora Eu Era, Agora Eu Sou: Poética de encenação com crianças performadoras” é um estudo interdisciplinar e multirreferencial realizado em diferentes níveis de investigação e se concentra nos esforços em compreender, revelar, ressignificar e investigar, pela via poético-reflexiva, procedimentos e princípios geradores da criação; aqueles que, em especial, a partir da experiência do vivido, mostram-se importantes no fazer teatro com e para crianças, atividade que a pesquisadora-educadora-artista desenvolve em um trajeto de mais de 25 anos, iniciado em 1995. Nesse sentido, a tese adquire característica de pesquisa participativa, com a pesquisadora inserida no campo de seu objeto de investigação. No traçar da poética de encenação proposta, traz como objetivos específicos a elaboração de acepções sobre os sujeitos-crianças nas dimensões psico-bio-físico-cultural; sobre a arte e a imaginação; e apresenta e investiga processos de criação cênica com e para crianças. São analisados os espaços-territórios da experiência poética que, em circunstâncias diferenciadas, constituíram o itinerário metodológico, a saber: O Teatro Vila Velha; o Centro Educacional pela Arte Hora da Criança; o Centro de Pesquisa Moinhos Giros de Arte Cultura e Comunicação; e a Companhia Novos Novos, objeto poético da pesquisa na investigação dos processos criativos cênicos com crianças no palco e na plateia.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.relation.referencesA abordagem metodológica inspira-se na pedagogia poética da artista-educadora-pesquisadora Sonia Rangel. A expressão teórico-filosófica é tecida a partir do pensamento de Gaston Bachelard, por meio da sua fenomenologia da imaginação poética; da fenomenologia de Merleau-Ponty e suas impressões sobre a singularidade da criança; da experiência do vivido na propositiva de Jorge Larrosa; do teatro jogo como prática contemporânea alinhada aos posicionamentos de Ryngaert e Peter Slade; do pensar-criar-sentir da arte como experiência de John Dewey; da fundamentação artístico-educativa como princípio ético-político-social da artista-educadora Beth Rangel; da investigação de uma pedagogia performativa à concepção dos estudos de Josette Féral e Richard Schechner. No trajeto criativo cênico são apresentados três princípios dominantes para a poética de encenação aqui investigada e proposta: O Esperançar-Brincar, a Imaginação-Poética e o Encontro-Experiência.pt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Agora eu era, agora eu sou....pdfTese Débora C. Paes Landim A. Rodrigues4,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.