Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeras, Renata-
dc.contributor.authorPassos, Vitória-
dc.creatorPassos, Vitória-
dc.date.accessioned2022-02-18T18:39:16Z-
dc.date.available2022-02-18T18:39:16Z-
dc.date.submitted2021-09-09en
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34801-
dc.description.abstractA desumanização das práticas de assistência à saúde é um dos problemas mais comumente discutidos na literatura científica desse campo. Ela frequentemente é apontada como consequência do modelo formativo predominante atualmente, baseado na valorização dos aspectos técnico-científicos em detrimento dos aspectos subjetivos do cuidado que afetam a relação médico-paciente. Sabe-se que essa realidade está diretamente relacionada às descobertas científicas do século XIX e ao modo de produção capitalista e suas influências na construção de uma visão da saúde como um bem de consumo. Nesse sentido, a universidade, como instituição formadora, e em especial as faculdades de medicina, tem a tarefa de promover mudanças no perfil profissional de egressos da formação médica, orientadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que preconizam a necessidade da humanização, devido aos esforços das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Um caminho que pode contribuir nesse processo é o ensino das Humanidades no curso de medicina. A partir disso, esse estudo teve por objetivo investigar as contribuições do Eixo Ético-Humanístico (EEH) do currículo do curso de medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para a formação dos estudantes. Essa investigação de caráter exploratório, com recorte transversal e abordagem mista foi desenvolvida utilizando como técnica de produção de dados as respostas às questões abertas de um questionário aplicado a estudantes do curso de medicina da UFBA, cursando entre o 1º e o 8º semestres. Os métodos de análise dos dados incluíram a análise documental, a análise de conteúdo, a análise de similitude e nuvem de palavras com auxílio do software Iramuteq para o tratamento de dados. Os resultados obtidos indicaram que o currículo médico do EEH da UFBA contempla temáticas importantes do campo da bioética e da saúde coletiva, contudo ainda apresenta forte ancoragem em conteúdos deontológicos e completa ausência ou insuficiência de temáticas fundamentais tais quais o estudo das relações étnico-raciais em saúde e a Humanização, assim, necessita de diversas reformulações para se adequar a proposta das últimas DCN, publicadas em 2014. Além disso, foi identificado que os estudantes reconhecem muitas contribuições que consideram positivas do EEH para sua formação, estando também aspectos deontológicos destacados, o que reforçou os achados da análise documental anterior. Finalmente, quanto às concepções de atendimento humanizado, observou-se que três tendências predominam entre os indivíduos, uma delas é a daqueles que conceituam a temática a partir de visões superficiais do tema; outra, àqueles que apresentaram concepções aprofundadas conceitualmente e subjetivamente; e ainda, os que demonstraram um entendimento de humanização que se distancia muito de sua essência. De maneira geral, os resultados demonstraram que o EEH proporciona contribuições importantes à formação médica na UFBA, mas o seu currículo necessita de importantes atualizações, no intuito de se adequar as DCN e à realidade do SUS, e assim, promover de fato uma formação que possa contribuir para a produção de profissionais considerados humanizados no futuro.pt_BR
dc.description.abstractThe dehumanization of health care practices is one of the most commonly discussed problems in the scientific literature in this field. It is often pointed out as a consequence of the currently predominant training model, based on valuing technical-scientific aspects to the detriment of subjective aspects of care that affect the doctor-patient relationship. It is known that this reality is directly related to the scientific discoveries of the nineteenth century and the capitalist mode of production and its influences on the construction of a view of health as a consumer good. In this sense, the university, as a training institution, and especially the faculties of medicine, has the task of promoting changes in the professional profile of graduates of medical training, guided by the National Curriculum Guidelines (DCN), which advocate the need for humanization, due to to the efforts of public policies of the Unified Health System (SUS). One way that can contribute to this process is the teaching of Humanities in the medical course. From this, this study aimed to investigate the contributions of the Ethical-Humanistic Axis (EEH) of the medical course curriculum at the Federal University of Bahia (UFBA) for the training of students. This exploratory, cross-sectional and mixed-approach investigation was developed using as a data production technique the answers to open questions from a questionnaire applied to medical students at UFBA, attending between the 1st and 8th semesters. Data analysis methods included document analysis, content analysis, similarity analysis and word cloud with the aid of the Iramuteq software for data processing. The results obtained indicated that the medical curriculum of the EEH at UFBA includes important themes in the field of bioethics and collective health, however it still has a strong anchoring in deontological content and a complete absence or insufficiency of fundamental themes such as the study of ethnic-racial relations in Health and Humanization, thus, needs several reformulations to adapt to the proposal of the latest DCN, published in 2014. In addition, it was identified that students recognize many contributions that they consider positive from the EEH to their training, with ethical aspects also highlighted, which reinforced the findings of the previous document analysis. Finally, regarding the conceptions of humanized care, it was observed that three trends predominate among individuals, one of which is that of those who conceptualize the theme from superficial views of the theme; another, to those who presented conceptually and subjectively in-depth conceptions; and still, those who demonstrate an understanding of humanization that is far from its essence. Overall, the results showed that the EEH provides important contributions to medical training at UFBA, but its curriculum needs important updates, in order to adapt the DCN and the reality of the SUS, and thus actually promote training that can contribute to the production of professionals considered humanized in the future.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectHumanidades Médicaspt_BR
dc.subjectHumanização em Saúdept_BR
dc.titleO Eixo Ético-Humanístico e a formação médica na UFBA: entre a Deontologia e a humanização do cuidadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRocha, Marcelo-
dc.contributor.refereesTeixeira, Carmen-
dc.contributor.refereesSantos, Liliana-
dc.contributor.refereesOliveira, Camila-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santospt_BR
dc.publisher.programEstudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqInterdisciplinarpt_BR
dc.subject.cnpqMedicinapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCurrículopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1 Dissertação - Vitória Batista Calmon de Passos.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.