Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, André Bomfim-
dc.date.accessioned2022-02-18T19:20:55Z-
dc.date.available2025-12-30-
dc.date.available2022-02-18T19:20:55Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34815-
dc.description.abstractIntroduction: Despite the growing understanding that psychologists should receive training to differentiate religious experiences from mental disorders, no Brazilian studies on the training of psychologists for the development of this competence have been identified. General objective: To analyze the perceptions of psychology students related to the learning received for the clinical evaluation of religious experiences. Method: Integrative review of national studies on the differentiation between religious experiences and mental disorders. Application of a structured questionnaire about religiosity in clinical practice in thirty students at the Federal University of Bahia. The data produced through the questionnaire were subjected to quantitative and qualitative analyses. Main results: It was observed, in the 18 texts analyzed, the prevalence of a non-pathologizing perspective and a conception of health that takes little account of its social determinants. As for the responses of the participants, it was found that scientific knowledge, religious, subjective and/or aesthetic elements were present in their perceptions of religious experiences. It was also verified the learning that such experiences may not be pathological. However, they have not demonstrated sufficient technical knowledge to reliably identify non-pathological conditions. No elements were identified that allow us to affirm that the Psychology Course offered them training on the differential diagnosis between religious experiences and mental disorders, nonetheless most participants consider it relevant. The pathologization and “normalization” of such experiences among non-religious people stood out as topics to be debated at graduation. Conclusion: The national scientific production seems to contribute to the technical structure of Brazilian higher education and the training of psychologists stands out as a process that takes place in a space where languages and forms of knowledge meet. The formative gap identified raises the possibility of inadequate evaluation of elements related to religiosity, of “normalization” or pathologizing them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectFormação dos Profissionais de Saúdept_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectDiagnóstico Diferencialpt_BR
dc.subjectExperiências Religiosaspt_BR
dc.subjectPsicopatologiapt_BR
dc.titlePercepções sobre experiências religiosas na formação profissional de estudantes de graduação em psicologia (Salvador) na UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luís Augusto Vasconcelos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6324201705344195pt_BR
dc.contributor.advisor2Oliveira, Marcus Welby Borges-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9992514942111915pt_BR
dc.contributor.referee1Jesus, Mônica Lima de-
dc.contributor.referee2Coutinho, Denise Barreto-
dc.contributor.referee3Paulino, Pedrita Reis Vargas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9083838278953249pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Apesar do crescente entendimento de que psicólogos devem receber treinamento para diferenciar experiências religiosas de transtornos mentais, não foram identificados estudos brasileiros sobre a formação do psicólogo para o desenvolvimento desta competência. Objetivo geral: Analisar percepções de estudantes de psicologia relacionadas à aprendizagem recebida para a avaliação clínica de experiências religiosas. Método: Revisão Integrativa dos estudos nacionais sobre a diferenciação entre experiências religiosas e transtornos mentais. Aplicação de um questionário estruturado sobre religiosidade na prática clínica em trinta discentes do Curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Os dados produzidos por meio do questionário foram submetidos a análises quantitativas e qualitativas. Principais resultados: Observou-se, nos 18 textos analisados, a prevalência de uma perspectiva não patologizante e de uma concepção de saúde que pouco considera seus determinantes sociais. Quanto às respostas dos/das participantes, verificou-se que conhecimentos científicos, religiosos, elementos subjetivos e/ou estéticos estiveram presentes em suas percepções sobre as experiências religiosas. Constatou-se também a aprendizagem de que tais vivências podem não ser patológicas. Entretanto, eles/elas não demonstraram conhecimento técnico suficiente para identificar com segurança quadros não patológicos. Não foram identificados elementos que permitem afirmar que o Curso de Psicologia ofereceu-lhes treinamento sobre o diagnóstico diferencial entre experiências religiosas e transtornos mentais, entretanto a maioria das/dos participantes o considerem relevante. A patologização e a “normalização” de tais experiências entre pessoas não religiosas destacaram-se como temas a serem debatidos na graduação. Conclusão: A produção científica nacional parece contribuir para a estrutura tecnicista do ensino superior brasileiro e a formação do psicólogo destaca-se como processo que se realiza em um espaço de encontro entre linguagens e formas de conhecimento. A lacuna formativa identificada coloca a possibilidade de avaliação inadequada dos elementos relacionados à religiosidade, de “normalização” ou patologização dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação André Bomfim Dias final.pdf2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.