Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVanin, Iole Macedo-
dc.contributor.authorMenezes, Augusto César Santos-
dc.creatorMenezes, Augusto César Santos-
dc.date.accessioned2022-02-23T14:43:52Z-
dc.date.available2013-09-
dc.date.available2022-02-23T14:43:52Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.date.submitted2013-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34843-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to carry out an analysis on the process of feminization of the pedagogy course, as well as its implications for education and the job market. To do so, I carried out a bibliographic research by scanning the FACED library on academic productions on the subject, as well as the laws that govern the educational system. Based on key words such as gender, pedagogy, feminization of pedagogy and the history of female education, I sought to dialogue on issues such as the role of women in science, gender in education and feminism in curricular and public policy issues. The collection procedure used was the bibliographic file, having the nature of the investigation a descriptive research and the analysis procedure from the definition of categories that brought together subsets that guided this monograph. In this way, I used concepts from authors such as Beauvoir (1967), Louro (2003), Souza (2003), Yannoulas (2011), among others. This work is structured in three chapters, and at the end of these, it is concluded that the process of feminization of education has aspects marked by sexist ideologies, in which women had their rights suppressed, which resulted in struggles for equal rights that led to a new configuration of the social perspective on teaching, as well as the emergence of society in discussing the issue of gender in schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectFeminizaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectHistória da educação femininapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleO gênero da pedagogia: o estado da arte na FACED/UFBA (2000 - 2012)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesVanin, Iole Macedo-
dc.contributor.refereesCunha, Maria Couto-
dc.contributor.refereesAraujo, Rosangela Janja Costa-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vanin, Iole Macedo-
dc.contributor.advisor1ID1779825537325132pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1779825537325132pt_BR
dc.contributor.referee1Vanin, Iole Macedo-
dc.contributor.referee1ID1779825537325132pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1779825537325132pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Maria Couto-
dc.contributor.referee2ID7809492642145089pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7809492642145089pt_BR
dc.contributor.referee3Araujo, Rosangela Janja Costa-
dc.contributor.referee3ID5387419210733898pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5387419210733898pt_BR
dc.creator.ID4403510865058203pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4403510865058203pt_BR
dc.description.resumoRealizar uma análise sobre o processo de feminização do curso de pedagogia, bem como as implicações deste na educação e no mercado de trabalho é o objetivo principal deste trabalho. Para tanto, realizei uma pesquisa de cunho bibliográfico esquadrinhando a biblioteca da FACED sobre as produções acadêmicas acerca do tema, bem como as leis que regem o sistema educacional. Baseado em palavras chaves como gênero, pedagogia, feminização da pedagogia e história da educação feminina, busquei dialogar sobre questões como o papel da mulher na ciência, o gênero na educação e o feminismo nas questões curriculares e das políticas públicas. O procedimento de coleta utilizado foi o fichamento bibliográfico tendo a natureza da investigação uma pesquisa descritiva e o procedimento de análise a partir da definição de categorias que reuniu subconjuntos que nortearam esta monografia. Desta forma, utilizei conceitos de autoras como Beauvoir (1967), Louro (2003), Souza (2003), Yannoulas (2011), dentre outros. Este trabalho está estruturado em três capítulos, e ao final destes, conclui-se que o processo de feminização da educação possui aspectos marcados por ideologias machistas, no qual as mulheres tinham seus direitos suprimidos, o que acarretou em lutas por direitos iguais que levaram a uma nova configuração da ótica social sobre o ensino, bem como a emergência da sociedade em discutir a questão de gênero nas escolas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AUGUSTO CESAR SANTOS MENEZES.pdf278,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.