Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Sena, Rosiane da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T18:18:25Z | - |
dc.date.available | 2013 | - |
dc.date.available | 2022-03-18T18:18:25Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34904 | - |
dc.description.abstract | The present work is in the field of discussions dealing with the ethnic theme
in the textbook, especially the History of Brazil book. Its purpose is
identify the approach to racial issues and Afro-Brazilian culture in books
didactics, adopted in a public school and in a private school in Salvador. O
The objective is to analyze how the 5th grade History of Brazil book approaches the themes
cited in Law 10639/03. Knowing the contents of the discipline of History of Brazil
used by teachers to work on the racial ethnic issue in their teaching practice,
certifying that the contents proposed by Law 10639/03 are being addressed and
investigating the stereotypes in the analyzed books. For that, we selected three works
used in the field of elementary education: Ápis Author's story José William
Vesentini, Dora Martins and Marlene Pécora, from Ática publishing house, 2nd edition of 2012; akpalo
authored by Aline Correa, from Editora do Brasil, 2010 edition; Living Values Project, by
authored by Maria Amélia Vieira and Rute de Sousa Galvão, from the publishing house Construir (does not cite the
edition), was adopted at the school in 2012. It is concluded, therefore, that the results of the
research showed that although the improvements were important after the
approval of Law 10639/03, the theoretical subject related to racial issues, until then
has a need for effective representation and meaning of the black population in the
the course of history mainly in the slavery era of our country. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro de história | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639 | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | Racismo, livro didático e a lei 10.639/03: um diálogo necessário sobre a representação do negro no livro didático de história do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Jamile Borges da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3425799345314038 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Maria Nazaré Mota de | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ana Kátia Alves dos | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho encontra-se no campo das discussões tratando da temática étnico
racial no livro didático, em especial o livro de História do Brasil. Tem por finalidade
identificar a abordagem das questões racial e da cultura afro brasileira nos livros
didáticos, adotados em uma escola pública e em uma escola privada de Salvador. O
objetivo é Analisar como o livro de História do Brasil do 5º ano aborda as temáticas
citadas na Lei 10639/03. Conhecendo os conteúdos da disciplina de História do Brasil
utilizados pelos docentes para trabalhar a questão étnico racial na sua prática docente,
certificando se os conteúdos proposto pela Lei 10639/03 estão sendo abordados e
investigando os estereótipos nos livros analisados. Para tanto selecionamos três obras
usadas no campo do ensino fundamental: Ápis História de autoria José William
Vesentini, Dora Martins e Marlene Pécora, da editora Ática, 2 edição de 2012; Akpalô
de autoria Aline Correa, da editora do Brasil, edição 2010; Projeto Viver Valores, de
autoria Maria Amélia Vieira e Rute de Sousa Galvão, da editora Construir (não cita a
edição), foi adotado na escola em 2012.Conclui-se, portanto que os resultados da
investigação evidenciaram que embora as melhoria tenham sido importantes após a
aprovação da Lei 10639/03,o assunto teórico relacionado a temática racial,até então
tem uma necessidade de representação e acepção efetivas da população negra no
transcorrer da história principalmente na época escravista do nosso País. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
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