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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34904
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSena, Rosiane da Costa-
dc.date.accessioned2022-03-18T18:18:25Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2022-03-18T18:18:25Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34904-
dc.description.abstractThe present work is in the field of discussions dealing with the ethnic theme in the textbook, especially the History of Brazil book. Its purpose is identify the approach to racial issues and Afro-Brazilian culture in books didactics, adopted in a public school and in a private school in Salvador. O The objective is to analyze how the 5th grade History of Brazil book approaches the themes cited in Law 10639/03. Knowing the contents of the discipline of History of Brazil used by teachers to work on the racial ethnic issue in their teaching practice, certifying that the contents proposed by Law 10639/03 are being addressed and investigating the stereotypes in the analyzed books. For that, we selected three works used in the field of elementary education: Ápis Author's story José William Vesentini, Dora Martins and Marlene Pécora, from Ática publishing house, 2nd edition of 2012; akpalo authored by Aline Correa, from Editora do Brasil, 2010 edition; Living Values ​​Project, by authored by Maria Amélia Vieira and Rute de Sousa Galvão, from the publishing house Construir (does not cite the edition), was adopted at the school in 2012. It is concluded, therefore, that the results of the research showed that although the improvements were important after the approval of Law 10639/03, the theoretical subject related to racial issues, until then has a need for effective representation and meaning of the black population in the the course of history mainly in the slavery era of our country.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro de históriapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectLei 10.639pt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleRacismo, livro didático e a lei 10.639/03: um diálogo necessário sobre a representação do negro no livro didático de história do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jamile Borges da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3425799345314038pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Maria Nazaré Mota de-
dc.contributor.referee2Santos, Ana Kátia Alves dos-
dc.description.resumoO presente trabalho encontra-se no campo das discussões tratando da temática étnico racial no livro didático, em especial o livro de História do Brasil. Tem por finalidade identificar a abordagem das questões racial e da cultura afro brasileira nos livros didáticos, adotados em uma escola pública e em uma escola privada de Salvador. O objetivo é Analisar como o livro de História do Brasil do 5º ano aborda as temáticas citadas na Lei 10639/03. Conhecendo os conteúdos da disciplina de História do Brasil utilizados pelos docentes para trabalhar a questão étnico racial na sua prática docente, certificando se os conteúdos proposto pela Lei 10639/03 estão sendo abordados e investigando os estereótipos nos livros analisados. Para tanto selecionamos três obras usadas no campo do ensino fundamental: Ápis História de autoria José William Vesentini, Dora Martins e Marlene Pécora, da editora Ática, 2 edição de 2012; Akpalô de autoria Aline Correa, da editora do Brasil, edição 2010; Projeto Viver Valores, de autoria Maria Amélia Vieira e Rute de Sousa Galvão, da editora Construir (não cita a edição), foi adotado na escola em 2012.Conclui-se, portanto que os resultados da investigação evidenciaram que embora as melhoria tenham sido importantes após a aprovação da Lei 10639/03,o assunto teórico relacionado a temática racial,até então tem uma necessidade de representação e acepção efetivas da população negra no transcorrer da história principalmente na época escravista do nosso País.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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