Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Sousa, Maria Rafaela Oliveira França | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-20T12:42:29Z | - |
dc.date.available | 2022-03-20 | - |
dc.date.available | 2022-03-20T12:42:29Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34906 | - |
dc.description.abstract | The school as a space of circularity will also be marked by the influences of the Internet,
bringing offline and online dimensions in one place. This dissertation proposes to enter the
school as a locus of research to understand how the discourse of democracy reaches high
school students, impacting or influencing their representations of what it means to be black in
Brazil. For the construction of this study, ethnographic and netnographic methods were used,
presenting the field, in this case the school and its social actors, as well as the virtual network
that in this study is Instagram. In the second chapter I try to trace the concepts of digital
democracy, cyberculture, digital culture. In the third chapter, I bring the analysis of the
speeches produced in social networks and how these speeches reach the school. Searching
from the data collected in the field and through the methodological tools of netnography, how
the process of perception and construction of the identity of these young people of African
descent takes place mediated by digital technologies, images and narratives in pixels | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Ciberdemocracia | pt_BR |
dc.subject | Meme | pt_BR |
dc.subject | Cyberdemocracy | pt_BR |
dc.subject | Racism | pt_BR |
dc.subject | Cyberculture | pt_BR |
dc.subject | Image | pt_BR |
dc.title | Racismo e democracia digital: discursos que atravessam a escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Jamile | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3425799345314038 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Jamile Borges da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3425799345314038 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Elaine Cristina Moraes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8240365546712698 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Xavier, Raimundo Cláudio Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3547433369240881 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5928421140443960 | pt_BR |
dc.description.resumo | A escola enquanto espaço de circularidade também será marcada pelas influências da Internet
trazendo em um só lugar dimensão offline e online. Essa dissertação propõe adentrar a escola
enquanto lócus de pesquisa para compreender como o discurso da democracia chega até os
estudantes de ensino médio, impactando ou influenciando suas representações sobre o que
significa ser negro no Brasil. Para a construção desse estudo foram utilizados os métodos
etnográficos e netnográficos, apresentando o campo, nesse caso a escola e os seus atores
sociais, como também a rede virtual que nesse estudo é o Instagram. No segundo capítulo
tento traçar os conceitos de democracia digital, cibercultura, cultura de digital. No terceiro
capítulo, trago a análise dos discursos produzidos nas redes sociais e como esses discursos
chegam até a escola. Buscando a partir dos dados coletados no campo e através das
ferramentas metodológicas da netnografia, como se dá o processo de percepção e construção
da identidade desses jovens afrodescendentes mediadas pelas tecnologias digitais, imagens e
narrativas em pixels. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PÓS-AFRO)
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