Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Esteves, Liana Falcão Novais de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-22T15:57:22Z | - |
dc.date.available | 2022 | - |
dc.date.available | 2022-03-22T15:57:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34918 | - |
dc.description.abstract | This Course Completion Work is presented as a requirement for obtaining a Master's
Degree in Music. The general objective is to reflect on my professional and academic
trajectory and present research products in the area of Music Education. Thus, I
answer the problem question: How can the music teaching in basic education be
conducted considering Willems' principles and the Northeastern Brazilian repertoire?
This theme is justified because it reflects my experience as a musician and music
educator working in several elementary schools. I believe that Northeastern ethnic
music must be present in music teaching at school, but unfortunately it is still little
worked in this space of performance. On the other hand, I believe that the
implementation of Willems' principles can contribute significantly to the process of
musical teaching learning. The methodology of the present work fits in the qualitative
research approach and the bibliographic method, as to its procedure, and is based on
Lubisco (2019), Severino (2000), Rocha (1990), Paz (2013), Hortélio (2019) and
others. As a Final Product, a pedagogical proposal was built to apply the principles of
the Willems method using the Northeastern Brazilian repertoire in the form of a Course
Plan and Activity Book as support material for music teachers working in schools in
Salvador, in addition to providing opportunities relevant reflections on possible future
research for academia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | OUTRAS | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cancioneiro Nordestino | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Willems | pt_BR |
dc.subject | Plano de Curso | pt_BR |
dc.title | Cancioneiro nordestino e os princípios de Edgar Willems nas aulas de música no 1° ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Northeastern Brazilian repertoire and the principles of Edgar Willems at the music lessons in the 1st year of fundamental education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Konopleva, Ekaterina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0277937295094172 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kroger, Mara Menezes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0201945304099855 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Joel Luís da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7047299547171544 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Kato, Suzana | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0709188105301025 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0668162434535980 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão Final apresenta-se como requisito para obtenção do grau
de mestre pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música. O objetivo geral
é refletir sobre minha trajetória profissional e acadêmica, e apresentar produtos de
pesquisa na área de Educação Musical. Assim, respondo à questão problema: Como
pode ser conduzido o ensino de música na educação básica contemplando os
princípios do educador musical Edgar Willems e o repertório nordestino? Este tema
justifica-se por refletir minha vivência como musicista e educadora musical atuando
em várias escolas do ensino básico. Acredito que a música étnica nordestina deve
estar presente no ensino de música na escola com o intuito de contribuir para a
viabilidade da cultura nordestina e a formação identitária das crianças de todo o Brasil.
Por outro lado, acredito que a implementação dos princípios de Willems pode
contribuir significativamente para o processo de ensino-aprendizagem musical. A
metodologia do presente trabalho se enquadra na abordagem de pesquisa qualitativa
e no método bibliográfico, quanto ao seu procedimento, e se baseia em Lubisco
(2019), Severino (2000), Rocha (1990), Paz (2013), Hortélio (2019) e outros. Como
Produto Final foi construída uma proposta pedagógica de aplicação dos princípios do
método Willems usando o cancioneiro nordestino em formato de Plano de Curso e de
Caderno de Atividades como um material de apoio aos professores de música que
trabalham nas escolas básicas de Salvador, além de oportunizar reflexões relevantes
sobre possíveis futuras pesquisas para a academia. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM)
|