Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Renata de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-22T16:07:58Z | - |
dc.date.available | 2013 | - |
dc.date.available | 2022-03-22T16:07:58Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34919 | - |
dc.description.abstract | This monograph was dedicated to studying Attention Deficit Disorder and
Hyperactivity – ADHD, to understand and analyze how teachers perceive and
intervene in the cases of students with this disorder, breaking up into the
deepening of the historical-conceptual dimensions, identifying the perceptions
teachers and describing the pedagogical interventions aimed at the student. O
study considered children in elementary school, as well as
basic education teachers. The work was based on research on the
theme in national and international literature and in my personal experiences. At
approaches taken cover issues such as interventions and techniques
pedagogical practices, the approach of the Brazilian educational system on
learning, the treatments indicated for children with ADHD, the relevant
presence of the family in partnership with education and mental health professionals.
The results found related to interventions for children with ADHD,
bring visibility to the reality and impacts on the child's school and social life and
repercussions for their future. These demonstrate the need for greater
investment in changes in practices in the different contexts where children with
ADHD is included, as well as curricular updating for teacher training,
including inclusive practices for children with ADHD, so that attention to
children with ADHD are the protagonists of a meaningful and contextualized education
with children with this disorder. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Intervenções | pt_BR |
dc.title | TDAH: Percepção e Intervenção no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2034055282172519 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Diana Maria Pereira | - |
dc.contributor.referee2 | Amazonas, Uilma Rodrigues de Matos | - |
dc.description.resumo | Esta monografia dedicou-se a estudar sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e
Hiperatividade – TDAH, para compreender e analisar como os docentes percebem e
intervêm nos casos de alunos com esse transtorno, desmembrando-se no
aprofundamento das dimensões histórico-conceituais, identificando as percepções
docentes e descrevendo as intervenções pedagógicas direcionadas ao aluno. O
estudo considerou crianças em período escolar de ensino fundamental, bem como
os docentes da educação básica. O trabalho foi baseado nas pesquisas sobre o
tema na literatura nacional e internacional e nas minhas experiências pessoais. As
abordagens feitas abrangem questões como as intervenções e técnicas
pedagógicas, a abordagem do sistema educacional brasileiro sobre transtornos de
aprendizagem, os tratamentos indicados para crianças com TDAH, a relevante
presença da família em parceria com os profissionais da educação e saúde mental.
Os resultados encontrados relacionados às intervenções para a criança com TDAH,
trazem visibilidade sobre a realidade e impactos na vida escolar e social da criança e
repercussões no futuro destas. Estes demonstram a necessidade de um maior
investimento nas mudanças das práticas nos diversos contextos onde a criança com
TDAH está inserida, bem como de atualização curricular para formação docente,
incluindo praticas inclusivas para as crianças com TDAH, para que a atenção às
crianças com TDAH protagonizem uma educação significativa e contextualizada
com as crianças com esse transtorno. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|