Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Lázaro, Rafael Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-24T17:56:23Z | - |
dc.date.available | 2022-03-23 | - |
dc.date.available | 2022-03-24T17:56:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34936 | - |
dc.description.abstract | This document presented to the Professional Postgraduate Program in Music of
Federal University of Bahia, proposes the development of the arpeggio technique on
the classical guitar using Brazilian rhythms. In the memorial, the musical experiences
of the author until the moment of completion of the master´s program are presented
and how each of those experiences described contributed to this work. In the article,
the adaptation processes for ten arpeggios from famous “120 arpeggios by Mauro
Giuliani” for three Brazilian rhythms are shown. In the third part, the reports that
describe the professional practices carried out are presented and, finally, the product
– the result of this research – is presented with seventy-six exercises covering nine
rhythms. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ritmos brasileiros | pt_BR |
dc.subject | Violão | pt_BR |
dc.subject | Arpejos | pt_BR |
dc.subject | Técnica | pt_BR |
dc.subject | Linhas-guia | pt_BR |
dc.title | Arpejos com ritmos brasileiros para violão | pt_BR |
dc.title.alternative | Arpeggios with brazilian rhythms for classical guitar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Pedro Augusto Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7675630489332940 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dias, Pedro Augusto Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7675630489332940 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Matos, Robson Barreto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5888436619321697 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nunes, Emanuel de Carvalho | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4436437211385852 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3415433269258056 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão final (TCF) apresentando ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA, propõe o desenvolvimento da técnica
de arpejos no violão utilizando rítmicas brasileiras. No memorial é apresentado as
experiências musicais do autor até o momento de conclusão das disciplinas no
PPGPROM e como cada uma das vivências descritas contribuíram para elaboração
deste trabalho. No artigo, os processos de adaptação para dez arpejos do famoso
“120 arpejos de Mauro Giuliani” para três ritmos brasileiros é mostrado. Na terceira
parte os relatórios que descrevem as práticas profissionais realizadas são
apresentados e, por fim, o produto – resultado dessa pesquisa – no formato apostila
de exercícios é apresentado com setenta e seis exercícios contemplando nove ritmos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM)
|