Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34948
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Racismo, Mulher negras e Máscara Branca: Relação entre pertença racial e trajetória profissional, segundo as concepções de estudantes negras de pedagogia da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Autor(es): Santos, Clezilda Borges dos
Primeiro Orientador: Xavier, Cândida Andrade de Moraes
metadata.dc.contributor.referee1: Xavier, Cândida Andrade de Moraes
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Juliana Andrade de
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Lilian Almeida dos
Resumo: O gênero e “raça” constituem duplos marcadores que implicam as mulheres negras a construção identitária negativa, fruto de relações de poder que alimentam e mantêm esse segmento em particular, nas situações de desvantagens nos âmbitos educacional, político, cultural e outros. Diante disso, o objetivo central deste trabalho foi analisar como as estudantes negras de pedagogia de UFBA percebem as relações étnico- raciais diante da atuação como estagiárias em escolas de rede privada de grande porte em Salvador. O método de abordagem qualitativo, caracterizado pela pesquisa exploratória – descritiva, em que utilizou o questionário para a coleta de dados. O universo da pesquisa compunha-se de 11 mulheres negras, estudantes regularmente matriculadas no curso de Pedagogia da UFBA. O período de levantamento de dados ocorreu de novembro de 2012 a janeiro de 2013. Os estudos feitos sobre as relações de gênero e étnico- raciais no Brasil tiveram como base os pressupostos teóricos encontrados em: Almeida (1998), Louro (1997), Ribeiro (2007) Guimarães (1998), Gomes (2005), Munanga (2008), Schwarcz (1993) e outros (as). A análise e a discussão dos dados empíricos culminaram para os seguintes resultados: as dificuldades de mobilidade dos cargos e a subrepresentação em funções destinadas às áreas de docência, coordenação e recepção nas escolas particulares; o “silenciamento” das estudantes sobre a percepção de “si” como “alvo” do racismo e a ausência de um posicionamento crítico face às questões raciais; a importância da formação acadêmica, pedagógica, politicamente qualificada como as estratégias para a afirmação e o fortalecimento de suas identidades. Diante disso, faz – se mister a ampliação do olhar a respeito desse segmento e a fomentação de discussões visando a promoção de ações de equidade.
Abstract: Gender and “race” constitute double markers that imply black women negative identity construction, the result of power relations that feed and maintain this segment in particular, in situations of disadvantage in the educational, political, cultural and others. Therefore, the main objective of this work was to analyze how black pedagogy students at UFBA perceive the ethnic-racial relations in the face of acting as interns in network schools large private sector in Salvador. The qualitative approach method, characterized by exploratory - descriptive research, in which the questionnaire was used for data collection. The research universe consisted of 11 women black, students regularly enrolled in the Pedagogy course at UFBA. O Data collection period took place from November 2012 to January 2013. The studies carried out on gender and ethnic-racial relations in Brazil had based on the theoretical assumptions found in: Almeida (1998), Louro (1997), Ribeiro (2007) Guimarães (1998), Gomes (2005), Munanga (2008), Schwarcz (1993) and others. The analysis and discussion of empirical data culminated for the following results: the difficulties of mobility of the positions and the underrepresentation in functions destined to the areas of teaching, coordination and reception in private schools; the “silencing” of students about the perception of "self" as a "target" of racism and the absence of a critical in the face of racial issues; the importance of academic, pedagogical, politically qualified as the strategies for affirming and strengthening of their identities. In view of this, it is necessary to broaden the view regarding of this segment and the promotion of discussions aimed at promoting actions of equity.
Palavras-chave: Mulher negra
Racismo
Estereótipos
Escola particula
Inserção profissiona
CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34948
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de CLEZILDA BORGES DOS SANTOS (1).pdf568,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.