Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Taís Embelina dos-
dc.date.accessioned2022-03-30T21:10:35Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2022-03-30T21:10:35Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34975-
dc.description.abstractThe present work is the result of a bibliographic research on the interaction between children in the context of Early Childhood Education institutions. You traditional studies on developmental psychology and the recent discoveries about the sociology of childhood have outlined significant discoveries regarding the understanding of the peculiarities of children's culture, as well as as well as child development as a whole. The course of work was composed by carrying out a literature review from authors who approach significant theoretical concepts on the subject in question. You main authors consulted were: Corsaro (2011), Vigotsky (2007), Piaget (2012), Sarmento and Gouvea (2009), Müller and Carvalho (2009). based on the theoretical propositions of these authors about interactions, we sought to establish a dialogue in the sense of knowing and understanding the benefits of interactions between children for their social development. In conclusion to be of extreme importance of interaction between children in all aspects of their socialization, as well as its contribution to the transformation and perpetuation of the social-cultural reality in which it is inserted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectinteraçãopt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleInteração entre crianças no contexto da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.referee1Santos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.referee2Monteiro, Heloísa Helena Tourinho-
dc.contributor.referee3Varandas, Daniela Nascimento-
dc.description.resumoO presente trabalho é fruto da realização de uma pesquisa bibliográfica sobre a interação entre crianças no contexto das instituições de Educação Infantil. Os tradicionais estudos sobre a psicologia do desenvolvimento e as recentes descobertas sobre a sociologia da infância tem delineado descobertas significativas no que tange a compreensão das peculiaridades da cultura das crianças, assim como do desenvolvimento infantil como um todo. O percurso do trabalho foi composto pela realização de uma revisão de literatura a partir de autores que abordassem conceitos teóricos significativos sobre a temática em questão. Os principais autores consultados foram: Corsaro (2011), Vigotsky (2007), Piaget (2012), Sarmento e Gouvea (2009), Müller e Carvalho (2009). Com base nas proposições teóricas destes autores sobre as interações, buscou-se estabelecer um diálogo no sentido de se conhecer e compreender os benefícios das interações entre crianças para o desenvolvimento social delas. Concluindo-se ser de extrema importância a interação entre crianças no que tange todos os aspectos de sua socialização, assim como de sua contribuição para a transformação e perpetuação da realidade socialcultural em que esteja inserida.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de TAISE EMBELINA DOS SANTOS.pdf330,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.