Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Mariana Valdelice de Jesus-
dc.date.accessioned2022-03-30T21:41:06Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2022-03-30T21:41:06Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34980-
dc.description.abstractIn the present work, the question of the purpose of education is analyzed from the perspective of by Hannah Arendt. For the author, education is the process responsible for intermediating the relationship between the human being still in formation and the already existing world. According to her, the education has its crisis triggered by the impacts of the emergence and growth of the social, and it is part of a general crisis of the modern world. In modernity, the distinction between private and public space is lost. These spaces are absorbed by the social. This directly affects the purpose of the act of educating which, within the logic of society, it becomes, predominantly, an instrument and no longer a process. Arendt criticizes this instrumentalization at the service of economic logic and relates to it the crisis of tradition and authority in education. Even so, the author affirms that the human being still has capabilities that were not eliminated by the crisis and, despite not pointing to a solution, in leads in the direction that we cannot give up the relationship between the human being and the world. Therefore, we cannot give up education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFinalidade da Educaçãopt_BR
dc.subjectHannah Arendtpt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.titleA finalidade da educação considerações a partir de Hannah Arendtpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Vanessa Sievers de-
dc.contributor.referee1Santana, Kleverton Bacelar-
dc.contributor.referee2Almeida, Vanessa Sievers de-
dc.contributor.referee3Santos, Wilson Nascimento-
dc.description.resumoNo presente trabalho, a questão da finalidade da educação é analisada a partir da perspectiva de Hannah Arendt. Para a autora, a educação é o processo responsável por intermediar a relação entre o ser humano ainda em formação e o mundo já existente. Segundo ela, a educação tem sua crise desencadeada pelos impactos do aparecimento e crescimento da esfera social, sendo que a mesma faz parte de uma crise geral do mundo moderno. Na modernidade, a distinção entre espaço privado e público se perde. Esses espaços são absorvidos pelo social. Isso atinge diretamente a finalidade do ato de educar que, dentro da lógica da sociedade, torna-se, predominantemente, um instrumento e não mais um processo. Arendt critica essa instrumentalização a serviço da lógica econômica e relaciona à mesma a crise da tradição e da autoridade na educação. Mesmo assim, a autora afirma que o ser humano ainda possui capacidades que não foram eliminadas pela crise e, apesar de não apontar uma solução, nos conduz na direção de que não podemos abrir mão da relação entre o ser humano e o mundo. Sendo assim, não podemos abrir mão da educação.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.