Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Luz, José Augusto Ramos da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-08T13:56:29Z | - |
dc.date.available | 2022-04-08T13:56:29Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-28 | - |
dc.identifier.citation | LUZ, José Augusto Ramos da. Um olhar sobre a educação na Bahia: a salvação pelo ensino primário (1924-1928). 173 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35064 | - |
dc.description.abstract | This thesis examines the role of primary education in the 1920s, specifically between
1924 and 1928, initially showing how education was seen by governors in their posts
and how the economic crises and social and political transformations that preceded the
government Goes Calmon (1924-1928) were reflected in practice and in political clashes
of teachers. Moreover, it shows how the speeches after the teachers' strike of 1918 and
Revolt of 1919 Folk made the hinterland into the agenda of political discourse and education. And as the mandate Goes Calmon was innovative in giving priority to primary
education and call Anísio Teixeira to the General Department of Education. During this
period, begins to strengthen education in Bahia the use of intuitive reasoning and a new
conception of school and education which should enhance the environment and the culture in which the child lived especially in the countryside. And concurrently with these changes, new practices are required of teachers by mastering the new teaching methods. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Crise econômica e política | pt_BR |
dc.subject | Ensino primário | pt_BR |
dc.subject | Método intuitivo | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject.other | Education | pt_BR |
dc.subject.other | Economic and political crisis | pt_BR |
dc.subject.other | Primary education | pt_BR |
dc.subject.other | Intuitive method | pt_BR |
dc.subject.other | School | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre a educação na Bahia: a salvação pelo ensino primário (1924-1928) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cruz, Maria Cecília Velasco e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4834896737149283 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cruz, Maria Cecília Velasco e | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4834896737149283 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Andréa da Rocha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8435059295729972 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Menezes, Jaci Maria Ferraz de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0296701151804947 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Silva, José Carlos de Araújo | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2475380584522902 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Leite, Rinaldo César Nascimento | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/4384379790160728 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5770235445129093 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente tese analisa o papel do ensino primário na década de 1920, especificamente
entre 1924 e 1928, mostrando inicialmente como a educação foi vista pelos governadores em suas mensagens e de que maneira as crises econômicas e transformações sociais e
políticas que antecederam o governo de Góes Calmon (1924-1928) se refletiram na prática e nos embates políticos dos docentes. Ademais, mostra como os discursos após a
greve dos professores de 1918 e a Revolta Sertaneja de 1919 fizeram o sertão entrar na
pauta dos discursos políticos e educacionais. E como o mandato de Góes Calmon foi
inovador ao dar prioridade ao ensino primário e o chamar Anísio Teixeira para a Diretoria Geral da Instrução. Nesse período, começou a se consolidar na educação baiana a
utilização do método intuitivo e uma nova concepção de escola e de educação que deveriam valorizar o meio e a cultura em que a criança vivia especialmente no interior do Estado. E concomitantemente a essas mudanças, novas práticas foram exigidas dos professores mediante o domínio de novos métodos de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGH)
|